Portugal Virtual
Turismo
Centro
Portugal > Turismo > Centro > Alojamento
|
No centro do litoral português, o brilho intenso reflectido na àgua deu o nome a este destino agradável: Costa de Prata.
Alojamento | Circuitos Turísticos
Locais de interesse
| Gastronomia Regional | Festas | Artesanato

Coimbra à noite

Situada entre as cidades de Lisboa e do Porto e atravessada pela maior auto estrada do país (A1) quer em direcção ao sul, quer em direcção ao norte, a Costa de Prata não tem nada que contradiga a riqueza que está implícita no seu próprio nome.

As suas temperaturas amenas e as suas praias de areia branca proporcionam ao visitante a oportunidade de escolher entre os desportos aquáticos e o sossego de viver perto do mar. As suas primaveras e a abundante vegetação das suas florestas seculares tem preservado toda a sua natureza. Os mosteiros, os conventos, os castelos, as igrejas e os museus são a prova viva da sua preciosa herança histórica e artística de valor reconhecido universalmente. Como uma das regiões mais desenvolvidas do país, a Costa de Prata alberga tesouros famosos da arte tradicional, como a porcelana e os cristais, e a sua gastronomia, extremamente influenciada pelo mar e contra balanceada pelo

saboroso vinho da Bairrada e por doces de fazer crescer água na boca. Nas aldeias de pescadores ou nos centros históricos das cidades, a simpatia das pessoas é outra das vantagens a acrescentar à vasta lista de qualidades desta região.

LOCAIS DE INTERESSE

Águeda - Zona de ocupação muito antiga, como é confirmado por diversos monumentos megalíticos e por vestígios da presença romana (por exemplo, na Estação Arqueológica de Cabeço do Vouga, perto de Trofa), a sede do concelho desenvolveu-se e tornou-se um centro industrializado, nomeadamente devido a uma rica tradição artesanal de trabalhar o ferro. É de visitar a Igreja de Santa Eulália (padroeira da cidade), com rico interior e esculturas renascentistas, ou as velhas ruas da Baixa ribeirinha, assim como as antigas quintas brasonadas da região (Quinta de Alta Vila, Quinta da Agueira, entre outras).

Alcobaça- Alcobaça cresceu em redor de um castelo árabe e, depois, de um mosteiro cristão: entre os dois, um emaranhado de ruas de aspecto medieval ornamentadas de igrejas como a da Misericórdia e a de Nossa Senhora da Conceição recorda-nos a sua história antiga. Sendo a maior igreja de Portugal, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça exibe uma arquitectura medieval simples e elegante: foi fundado em 1178 pela Ordem de Cister para cumprir o voto feito pelo primeiro rei do país, Dom Afonso Henriques, que quis doar a estes monges uma abadia imponente.
Alcobaça

Almeida

Almeida - vila fronteiriça extremamente bem preservada, Almeida é sobretudo notável pelas suas construções defensivas em forma de uma estrela de doze pontas. Em 1810, durante as invasões francesas, uma explosão nos paióis fez ir pelos ares a torre de menagem e abriu grandes brechas nas muralhas. Hoje, ainda é possível visitar as casamatas dos soldados, subterrâneas, e também a sala de armas que recorda a rica história militar de Almeida.
Arganil - exibe a Igreja de São Gens, que data possivelmente do século XIV, e, no santuário de Monte Alto (a cerca de 2 quilómetros), a capela do Senhor da Ladeira abriga uma curiosa imagem do Menino Jesus vestido à antiga e com um chapéu de bicorne.

Arouca - o principal motivo de interesse da vila de Arouca, que repousa num vale verdejante, é o imponente Mosteiro. O velho mosteiro, com mais de mil anos de história, parece indiferente à passagem do tempo e ainda domina esta vila tranquila. Visitas guiadas conduzem os interessados à igreja e ao museu, com magníficas custódias de prata, mobiliário e obras de arte sacra, e em especial ao túmulo com a urna em ébano e prata que contém o corpo intacto da princesa e tem direito a um altar próprio.

Arouca

Aveiro

Aveiro - A cidade de Aveiro é atravessada por canais, o que lhe confere um carácter específico, e na zona velha podem ver-se as pitorescas casas dos pescadores, caiadas de branco, e assistir, todas as manhãs, ao leilão do pescado apanhado durante a noite, no Mercado do Peixe. A óptima praia de São Jacinto fica perto da mata e da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, com as suas dunas bem conservadas e diversificada flora e fauna.
Alojamento: Pousada da Ria, Hotel As Americas****

Batalha - O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (séculos XIV - XVI), uma obra de arte do Gótico português classificada na lista de Patrimónios Mundiais da UNESCO, é um ponto de referência nacional. Deve-se, ainda, destacar a Capela dos Fundadores, com os seus magníficos vitrais, claustros, com o seu átrio e com as capelas inacabadas. Circuitos Turísticos

Batalha


Caramulo
Caramulo - Este é um lugar aprazivel e cheio de encanto carregado de contrastes desde o Vale ao topo da Serra, Ar saudável não poluido que combina com uma vista extasiante das redondezas, é um sitio ideal para o descanso e libertar do stress acumulado. Esta serra , é famosa pelas suas àguas, propriedades benéficas para a saúde, e equilibrio interno do nosso corpo, onde tudo o que encontrar à sua volta vai ajudar a colocar de novo em perspectiva.

Castelo Branco
Castelo Branco - Ergue-se na encosta de um monte que domina uma região planáltica; daí a sua função histórica como fortaleza defensiva de que é testemunha o castelo, de onde se avista um panorama que vai até à fronteira e às vertentes da Gardunha, vendo-se ainda o curso superior do Tejo. Porém, a maior atracção da cidade é o extraordinário Jardim do Paço, criado no século XVIII pelo bispo João de Mendonça.

Celorico da Beira - Erguendo-se no topo de um outeiro de onde domina um vasto panorama, a vila de Celorico da Beira está rodeada de pastagens que há muito têm sido fonte daquele que é considerado o melhor queijo português, baptizado com o nome da região que o produz, a Serra da Estrela. As ruas da vila, ladeadas de casas de granito com portais góticos e janelas em estilo manuelino, gárgulas e mísulas salientes nas paredes, também recordam a sua antiga história. A Igreja Matriz, restaurada no século XVIII, possui um belo tecto de painéis pintados.
Celorico da Beira

Coimbra
Coimbra - Uma das cidades universitárias mais antigas da Europa, que vem mantendo as suas tradições académicas seculares, como os estudantes com as suas capas negras, as suaves melodias do fado e a queima das fitas. A Universidade, com a sua famosa torre e a sua sumptuosa biblioteca de estilo barroco, está situada sobre a cidade. Nos bairros adjacentes encontrará a Antiga Catedral (Românica) e o Museu Machado de Castro, com o seu criptopórtico de origem romana. Nas ruas velhas, com os seus muros, arcos e escadas medievais, está situado o Mosteiro de Santa Cruz (fundado em 1131), a Igreja de Santiago e o Mosteiro de Celas (século XVIII). Na outra margem do rio Mondego está situado o Convento de Santa Clara - a - Nova (Barroco, século XVII).
Circuitos Turísticos. Alojamento
: Quinta das Lagrimas, Tivoli Coimbra.

Curia
Curia - A Curia deve a sua existência às propriedades curativas das suas famosas águas. Já no tempo dos Romanos a qualidade da água da Curia era conhecida e, para eles, a Curia era Aquae Curiva – água que cura. Hoje em dia, as águas da Curia continuam famosas, mas a Curia é uma moderna estância de saúde que oferece ao aquista um avançado complexo termal com tratamentos especializados para combater doenças.
Alojamento
: Grande Hotel da Curia****

Fatima -Um dos maiores centros de peregrinação à Virgem Maria do mundo católico. A Basílica e a Capela das Aparições. O famoso santuário de Fátima atrai milhares de peregrinos todos os anos, especialmente a 13 de Maio e 13 de Outubro, para comemorar as aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos.
Circuitos Turísticos, Alojamento: Hotel Dom Gonçalo****
Fatima

Figueira de Castelo Rodrigo - Destacam-se as muralhas com os seus torreões circulares (séculos XIII a XVII), as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura (que foi incendiado por ocasião da Restauração da Independência, em 1640, pelo povo que se insurgia assim contra o traidor e simpatizante do rei de Espanha), o pelourinho e várias janelas do período manuelino que ornam a Rua da Cadeia, e também o que resta do Convento e da Igreja de Santa Maria de Aguiar (séculos XIII a XVII).
Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira da Foz

Figueira da Foz - Estância de verão situada na foz do rio Mondego (longas praias e instalações para desportos aquáticos). Destaque especial para a Igreja da Paróquia, a Casa do Paço (século XVII), o Museu Municipal, a Fortaleza de Santa Catarina (século XVI) e o Pelourinho.

Fundão - Vila importante na região pela actividade comercial e industrial, gaba-se de possuir belas igrejas e esplêndidos palacetes e casas brasonadas, nomeadamente dos séculos XVII e XVIII, quando conheceu grande prosperidade devido às minas de estanho e a uma florescente indústria têxtil. Vale a pena visitar a Igreja Matriz, as capelas de Santo António, de Nossa Senhora da Luz e de São Francisco, todas do século XVI, assim como o Museu Arqueológico e os Paços do Concelho.

Góis

Góis - Com mais de oito séculos de existência, está situada num vale estreito e profundo, entre as serras do Carvalhal e do Rabadão, e fica a cerca de 40 quilómetros de Coimbra. Para além da igreja matriz renascentista de Santa Maria Maior, vale a pena admirar a Ponte Manuelina com os seus três arcos, o Castelo e os tectos apainelados dos Paços do Concelho; na região, várias capelas oferecem vistas deslumbrantes, como é o caso da capela de Santo António das Neves, em plena Serra da Lousã, mas ainda dentro dos limites do concelho.

Guarda

Guarda - Foi fundada em 1197 e é a cidade mais alta de Portugal, a 1056 metros de altitude. O nome vem do seu papel como guarda junto à fronteira e ainda mantém um aspecto algo austero e agreste. A Sé em estilo gótico, semelhante a uma fortaleza, começou a ser construída em 1390 e só foi concluída em 1540; o interior, elegante e gracioso, contrasta com a fachada imponente, e o retábulo exibe 100 figuras esculpidas da autoria de João de Ruão. Outro monumento religioso que merece ser visitado é a Igreja da Misericórdia, do século XVII, com altares e púlpitos em estilo barroco.
Idanha-a-Velha - danha-a-Velha, é uma pequena vila que parece adormecida entre os oliveirais mas cujo passado histórico teve uma importância testemunhada pela catedral e pelas inúmeras ruínas, transformando-a num museu ao vivo. Vale a pena admirar a Igreja Matriz renascentista, o pelourinho do século XVII e as ruínas da Torre dos Templários.
Alojamento mais próximo: Casa Leao, Casa Gruta (Aluguer)
Idanha-a-Velha
Leiria - Sobre a graciosa cidade de Leiria está situado um admirável castelo real. Outros monumentos importantes: a Catedral (séculos XVI - XVII, com um museu de arqueologia nas suas instalações), a Igreja de São Pedro (Românica), a Igreja de Nossa Senhora da Pena (Gótica) e o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação (século XVI).
Leiria

Lousã - Uma vila encantadora pelo deslumbrante cenário em que a planície se junta à serra, e pelas magníficas casas do século XVIII (o Palácio dos Salazares é disso exemplo). Vale a pena admirar o conjunto das ermidas que formam o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e o Castelo de Arouce, entre montes, olivedos e densa vegetação.

Manteigas - No coração do maciço montanhoso da Serra da Estrela, a pequena vila de Manteigas, para além da sua indústria têxtil, tem vindo a dar cada vez maior atenção ao turismo, pois a Serra é cada vez mais escolhida como destino de férias e excursões. Perto de Manteigas, a Pousada de São Lourenço constitui o local ideal para quem procura uns dias de repouso e tranquilidade, além de oferecer aos visitantes a possibilidade de apreciar alguns dos pratos típicos da região, como a saborosa sopa de feijão vermelho e couve e truta em marinada de cebola. Alojamento: Pousada de São Lourenço

Manteigas
Mira
Mira - Esta bonita aldeia era antigamente designada por Palheiros de Mira, por causa das casas típicas dos pescadores: uma simples construção de madeira sobre grandes estacas para a proteger das inundações e da erosão da areia. Praia de Mira aninha-se entre as dunas e o Atlântico, de um lado, e as águas serenas da lagoa da Barrinha (local bom para passear de barco, nadar e para alguns desportos náuticos) do outro, e orgulha-se dos seus barcos de pesca tradicionais, pintados de cores vivas e com a proa alta.

Monsanto - A localidade que, em 1938, ganhou o troféu de "aldeia mais portuguesa de Portugal" está aninhada na encosta de uma elevação escarpada (o cabeço de Monsanto, em latim Mons Sanctus) que irrompe abruptamente na campina e, no seu ponto mais elevado, atinge os 758 metros. D. Afonso Henriques conquistou a povoação e, em 1165, doou-a aos Templários, cujo grão-mestre, Gualdim Pais, mandou edificar o castelo; em 1174, o mesmo rei concedeu-lhe o primeiro foral. Em 1510, D. Manuel elevou a aldeia à categoria de vila e concedeu-lhe novo foral. O aspecto mais característico de Monsanto é o facto de a aldeia se ter desenvolvido em torno de penedos graníticos de dimensões impressionantes.
Alojamento: Casa Leao, Casa Gruta (Aluguer)

Monsanto

Montemor-o-Velho -A atraente e histórica vila de Montemor-o-Velho ergue-se sobre campos de milho e arroz, coroada pelas ameias do castelo do século XIV (antiga praça-forte dos mouros), um dos maiores e mais bonitos do país. A Igreja de Santa Maria da Alcáçova fica dentro das suas muralhas: fundada em 1090, foi restaurada no século XV e exibe naves e arcos em estilo manuelino. A Igreja e Claustro de Nossa Senhora dos Anjos, com fachada do século XVII e o interior de decoração rica com influências manuelinas e renascentistas, abriga o túmulo do navegador Diogo de Azambuja (diz-se que Cristóvão Colombo viajou com ele explorando a costa ocidental de África), também em estilo manuelino.

Murtosa

Murtosa - Integrado numa região caracterizada pela sua íntima ligação com o mar e com a enorme laguna de água salgada conhecida simplesmente por "Ria" (de Aveiro), não é de estranhar que as principais actividades no concelho tenham sido a pesca. Contudo, a maior atracção para os visitantes são as praias, nomeadamente o belo areal da Torreira, singela aldeia de pescadores que agora se orgulha dos seus restaurantes, estabelecimentos hoteleiros e dois parques de campismo, mas que ainda preserva as tradicionais casas de alpendre, os barcos típicos da ria e a arte de xávega.



Nazaré - Uma praia espectacular, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais. A bela praia de São Martinho do Porto fica a pouca distância: a sua baía fechada e segura tornou-a popular como destino de férias, sobretudo para as famílias com crianças.
Alojamento: Quinta da Princesa do Pinhal

Obidos - Semelhante a um museu ao ar livre, esta vila medieval rodeada de muralhas foi preservada de modo a parecer um bilhete-postal ilustrado, com os seus monumentos, ruas tortuosas e pequenas casas brancas com janelas e varandas cheias de flores. O seu encanto manteve-se ao longo dos séculos: já em 1282, a vila foi um dos presentes do rei Dom Dinis à sua noiva espanhola, Isabel de Aragão. Desde a Porta da Vila, na entrada sul, cujo interior foi embelezado com azulejos do século XVIII, à Rua Direita (cheia de pequenas lojas onde se pode comprar, por exemplo, cerâmica e olaria tradicional, trabalhos em vime, miniaturas de moinhos de vento e trabalhos em teares manuais e bordados de Óbidos), até ao castelo do século XV que foi convertido numa pousada, parece que se recua no tempo até aos dias em que a Corte visitava a vila. Circuitos Turísticos .Alojamento: Pousada Obidos , Marriot Praia D'el Rey Hotel*****, Praia D'el Rey Golf & Beach Resort

Obidos

Oliveira do Hospital - Tal como o seu nome indica, esta terra pertenceu outrora aos Cavaleiros do Hospital, por doação, em 1120, da mãe do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. A presença destes monges e guerreiros é recordada na Igreja Matriz (século XIII) e no túmulo de um dos fundadores da vila, Domingues Joanes, encimada por uma estátua equestre. A vila ergue-se numa suave encosta atravessada pelo rio de Cavalos e de onde já se avistam os cumes cobertos de neve da Serra da Estrela (a montanha mais alta de Portugal). Vale a pena visitar a Igreja Matriz, a Capela de Santana (século XVIII) e o pelourinho.

Ourém - Ourém, com o seu burgo medieval rodeado de muralhas, é dominada pelo castelo: construído no século XV, é formado por três torres num perímetro triangular e contém uma enorme cisterna alimentada por uma fonte de água pura que se diz ter sido a razão pela qual nunca se rendeu a qualquer cerco.
Alojamento: Pousada Ourém

Castelo de Ourém

Ovar

Ovar - Igreja Matriz - Reconstruída no séc. XVII, sofreu obras posteriores. Azulejos da fachada do séc. XX. No interior, encontra-se a 1ª capela dos Passos (a Capela do Pretório). Capela da Srª da Graça - Construída no 1º quartel do séc. XVII, com remodelações diversas. Altar-mor renascença (séc. XVII) e imagem do séc. XV. Capela de Santo António - Do final do Séc. XVII, com fachada de azulejo do séc. XX. Conhecida pela tradicional missa e benção do gado, efectuada junto à capela, no dia 13 de Junho.
Alojamento: Hotel Meia Lua****

Penacamor - Vila fronteiriça disputada pelos romanos, visigodos e mouros, foi fortificada por Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, no século XII. Ainda se podem admirar as muralhas do castelo erguendo-se sobre as ruas tranquilas desta pequena vila, orgulhosa da sua Igreja da Misericórdia (século XVI, com um belo portal manuelino encimado por esferas armilares). Outros monumentos dignos de interesse são a Igreja Matriz, o pelourinho e a torre de menagem, que foi recuperada e restaurada.

Penacamor

Peniche

Peniche - Rodeada parcialmente por muralhas do século XVI, Peniche depende quase inteiramente do mar. A indústria de pesca e o porto, os pescadores, as traineiras e as gaivotas configuram a atmosfera desta vila, assim como o seu casario branco dividido por ruas estreitas. Não é de espantar que tenha excelentes restaurantes especializados em peixe fresco e marisco, além de proporcionar ao visitante a possibilidade de experimentar a pesca no mar alto. Os visitantes sentem curiosidade em visitar a Fortaleza, um forte do século XVI, sobranceiro ao mar, que era utilizado como prisão pelo antigo regime político, cuja ditadura foi derrubada em Abril de 1974.

Pinhal - Sendo parte das defesas da região desde o tempo da ocupação romana, a vila de Pinhel tornou-se o centro de uma rede de fortalezas e o rei D. Dinis transformou-a numa imponente cidadela no início do século XIV. Ainda é possível ver hoje grande parte das muralhas primitivas, assim como as duas grandiosas torres quadrangulares (das quais uma exibe uma bela janela manuelina) que restam do castelo.
Vale a pena visitar a Igreja de Santa Maria do Castelo, com uma escultura notável a representar as "Santas Mães", e os catorze quadros setecentistas da capela-mor.

Pombal - foi fundada no século XII pela Ordem dos Templários, e é dominada pelo grande castelo que pertenceu ao seu Mestre, Gualdim Pais. Segundo uma lenda, Pombal deve o seu nome ao facto de o rei ter visto muitos pombos pousados nas ameias do castelo. Outros locais a visitar são a Igreja de Nossa Senhora do Cardal (construída em 1703), a Torre do Relógio Velho quatrocentista, a Capela de Nossa Senhora da Piedade (1551) e o solar dos Condes de Castelo Melhor (século XVII).

Pombal

Proença-a-Nova

Proença-a-Nova - Vila de grande antiguidade, onde é precioso o reino verde do pinheiro serpenteado de encantadores vales repletos de oliveiras e campos de milho. Terra de enormes potencialidades naturais, dos quais ressalta os rochedos que "sufocam" a Ribeira de Ocreza, as praias fluviais e as maravilhosas paisagens de cerejeiras em flor.

Sabugal

Sabugal - Sendo uma região fronteiriça, sujeita a inúmeros ataques e cercos, não é de estranhar que tanto os reis leoneses como os portugueses tenham construído inúmeras fortificações, e só no concelho do Sabugal há cinco castelos: Alfaiates, Vilar Maior, Sabugal, Vila do Touro e Sortelha. O Sabugal tem o seu próprio castelo, com uma invulgar torre de menagem de cinco quinas e muralhas imponentes com torreões.

Santa Maria da Feira - Santa Maria da Feira deve o seu nome a uma longa tradição: já em 1117 um documento menciona a "Terra de Santa Maria, um local a que chamam Feira", fazendo referência às feiras e mercados que aqui se realizavam, nos terrenos junto ao monte onde se ergue o castelo e onde os camponeses podiam encontrar produtos das colheitas, alfaias, ferramentas, pano e tudo o que era necessário para o seu viver quotidiano. Hoje, ainda há uma feira, todos os meses, no antigo e espaçoso Rossio, de onde parte a grande escadaria que conduz à Igreja dos Lóios (com belos azulejos do século XVII) e ao Convento de Santo Elói.

Santa Maria da Feira

Santarem - é a animada capital do Ribatejo: em contraste com o Alentejo, vastas planícies verdes estendem-se a perder de vista, muitas vezes inundadas pelo rio Tejo. Toda a região se orgulha da sua tradição de criar cavalos e touros: as touradas em Santarém são famosas, assim como a sua grande feira agrícola anual. Santarém em si possui igrejas cheias de interesse e o conhecido Jardim das Portas do Sol, jardins rodeados pelas muralhas medievais da cidade, com vistas magníficas sobre o rio e as vastas planícies. Circuitos Turísticos
Santarem

São Pedro do Sul - Situado no verdejante vale de Lafões e emoldurado pelas serras da Arada, da Gralheira e de São Macário, São Pedro do Sul é sobretudo conhecido pelas suas termas, cujas águas minero-medicinais já eram usadas pelos romanos devido aos seus poderes curativos. Actualmente, as Termas de São Pedro do
Sul dispõem de moderno equipamento e várias estruturas de lazer, sendo uma das principais estâncias termais do país, com uma média de 25 mil visitantes por ano.
Alojamento: Hotel Solar do Rio***

São Pedro do Sul

Seia

Seia - Sendo uma das principais portas de entrada para o Parque Natural da Serra da Estrela, a antiga vila de Civitas Sena tem ligações a vários dos principais pontos da cadeia montanhosa, sendo o caminho seguido até Sabugueiro, a aldeia mais alta de Portugal, que dá acesso à Torre (a quase 2000 m de altura), e até ao vale profundo e de antiga formação glaciária de Lorigo e Alvoco. Vale a pena ver a Capela de São Pedro, de raiz românica mas reconstruída no século XVI, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia, do século XVIII.

Tomar - O orgulho de Tomar é, sem dúvida, o Convento de Cristo, um castelo do século XII que engloba um mosteiro fundado pela Ordem dos Templários. A igreja e claustros são em estilo manuelino, e é particularmente famosa uma janela manuelina profusamente ornamentada com motivos marinhos. A Charola, a igreja original dos Templários, de planta octogonal, foi recentemente restaurada.

Torres Vedras

Torres Vedras - Hoje um centro urbano animado e com um óptimo comércio, a história de Torres Vedras fê-la tornar conhecida pelas defesas fortificadas que o duque de Wellington ergueu contra as tropas de Napoleão, durante as invasões francesas (posteriormente conhecidas como Linhas de Torres).
Dominando o casario, as muralhas do castelo do século XIII foram restauradas e englobam um jardim agradável e a Igreja de Santa Maria do Castelo.

Trancosa - A vila foi dada pelo rei D. Dinis como presente de casamento à rainha Isabel, em 1283, e foi também este monarca que mandou construir as muralhas imponentes que a rodeiam. Vale a pena visitar o castelo, com cinco sólidos torreões e torre de menagem, o pelourinho e a Igreja de Nossa Senhora da Fresta.

Vila Velha de Rodão

Vila Velha de Rodão - possui vários edifícios e locais de interesse, como a Igreja Matriz, as capelas de Nossa Senhora do Castelo e da Senhora da Alagada, o pelourinho e as ruínas do castelo. Vale também a pena visitar as estações arqueológicas de Enxarrique, Famaco e Vilas Ruivas, pois a região é rica em vestígios pré-históricos.

Viseu - Os visitantes podem ainda admirar a Porta do Soar de Cima, aberta na cerca afonsina do século XV, a graciosa fachada em estilo rococó da Igreja da Misericórdia, ou a catedral do século XVII, com as suas torres gémeas. A encantadora cidade antiga exibe um labirinto de ruelas onde ainda se podem descobrir janelas manuelinas, velhas oficinas de latoeiros e curiosas lojinhas baixas.

Viseu

Outros Locais de Interesse - Abrantes, Arouca (Monastery), Belmonte (Pousada), Condeixa-a-Nova (Pousada), Curia (spa), llhavo, Mealhada, Monsanto, Porto de Mós, Proença-a-Velha, Vila de Rei, Vila Pouca da Beira (Pousada).

GASTRONOMIA REGIONAL
Os peixes frescos e os crustáceos fazem parte de todos os pratos regionais, como a popular "caldeirada" mas, poderá também desfrutar da "caldeirada" de enguias de Aveiro. Poderá, também, provar os deliciosos pratos de carne, como as espetadas de porco grelhadas da Bairrada, a "chanfana" de cabrito de Coimbra e a típica galinha guisada de Alcobaça. A pastelaria regional também goza de uma muito merecida reputação. Existe o "pão de ló" de Alfeizerão e de Ovar, as "arrufadas" de Coimbra e de Aveiro, os deliciosos pastéis de
Tentugal ou as famosas "cavacas" e "trouxas de ovos" das Caldas da Rainha. Não esquecendo de mencionar os "ovos moles" e o pão de "S. Bernardo" de Aveiro, o doce de amêndoa de Arouca, as "brisas", uma tarte de Aljubarrota, os deliciosos "pastéis de feijão" de Torres Vedras e os frutos secos e cozidos de Alcobaça.

Quanto a vinhos, poderá escolher entre os vários licores, os vinhos da Bairrada, os vinhos do Buçaco e os vinhos de Cantanhede e Rio Maior .

FESTAS
Festa das Fogaceiras - Santa Maria da Feira, Janiero
Queima das Fitas - Coimbra, Maio
Festas da Rainha Santa - Coimbra, Julho
Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem - Peniche, Agosto
Festa de São Mateus - Soure, Setembro

ARTESANATO

Porcelana da Vista Alegre
Cerâmica pintada à mão da Coimbra
Cerâmica decorada das Caldas da Rainha
Linho, lã e algodão

ALOJAMENTO

Hotel Marriott ***** - Praia Del Rey
Praia D'El Rey Golf & Beach Resort ***** - Praia Del Rey
Hotel Meia Lua**** - Ovar
Grande Hotel da Curia **** - Curia
Hotel As Américas**** - Aveiro
Hotel Tivoli Coimbra**** - Coimbra
Quinta das Lágrimas**** - Coimbra
Quinta da Princesa do Pinhal - Nazare
Pousada Convento de Belmonte - Belmonte
Pousada Obidos - Obidos
Pousada da Ria - Aveiro, Murtosa
Pousada Santa Cristina - Condeixa-a-Nova
Pousada São Lourenço - Manteigas (Serra da Estrela Natual Park)
Casa Leao(Aluguer) - Monsanto
Casa Gruta (Aluguer) - Monsanto


Alojamento | Circuitos Turísticos
Locais de interesse | Gastronomia Regional | Festas | Artesanato

Portugal > Turismo > Centro > Alojamento
|
Portugal Virtual
Centro
Turismo