Español  |  English

A Pousada

Esplanada da Pousada

Junto à principal auto-estrada do país (A1 - que faz a ligação Lisboa/ Porto), perto da histórica cidade universitária de Coimbra e apenas a 2 Km de Conímbriga, uma das mais importantes e bem preservadas ruínas romanas da Europa, encontra-se a Pousada de Condeixa-a-Nova - Santa Cristina. A sua decoração e a quietude das zonas verdes do parque do palácio que a rodeia são fortes motivos para visitar esta Pousada.

História da Pousada:

O palácio pertenceu à nobre família dos Almadas, tendo sido construído no séc. XVI. Durante muitos anos recebeu personagens da mais distinta nobreza europeia. Na primeira metade do Séc. XIX foi transformado em hospedaria, e posteriormente serviu de orfanato para crianças pobres e asilo para velhos sem lar. Este palácio foi completamente reconstruído, tendo sido transformado numa bonita pousada.

Santa Cristina, cujo nome foi atribuído à Pousada, foi uma jovem mártir romana, originária dos arredores de Bolsano na Toscânia, que depois de baptizada recusou oferecer sacrifícios a uma estátua de Apolo e distribuiu dádivas aos pobres.

Seu pai, que a queria forçar a dedicar-se ao culto dos deuses, fê-la despir e flagelar pelos seus escravos. Posteriormente foi amarrada a uma roda que, miraculosamente, se partiu, matando os carrascos. Ainda não satisfeitos, ataram-lhe uma mão ao pescoço, fizeram-na entrar numa barca, lançando-a no lago de Bolsando para que se afundasse, mas ela, uma vez mais, sobreviveu miraculosamente, agarrando-se à mó que, em vez de se afundar, flutuou como uma bóia de salvação. Cristo, desceu junto dela através do Arcanjo Miguel, que pegando-lhe na mão a fez chegar à margem.

Após a morte do pai, a perseguição foi ainda maior. Meteram-na numa caldeira de óleo a ferver, depois numa fornalha onde ficou cinco dias, tal como os três jovens hebreus do livro de Daniel, cantando com os anjos. Tudo foi ineficaz.

Foi então exposta à mordedura de serpentes venenosas e, finalmente, foram-lhe arrancados os seios e cortada a língua, o que não a impediu de falar e, atirando-a aos olhos do juiz, este imediatamente ficou cego. As flechas atiradas contra ela viravam-se contra os archeiros, furando-lhes a garganta.
Santa Cristina suportou todos estes suplícios com apenas doze anos de idade. Esta inacreditável "pasio", que à força de exageros quase parece uma paródia, foi construída com elementos retirados um pouco por todo o lado, desde a lenda de Santa Bárbara, a Santa Catarina e Santa Úrsula. Como Santa Bárbara, ela é perseguida pelo pai que a mandou fechar numa torre. Como Santa Catarina foi amarrada a uma roda que se partiu. E como Úrsula sofreu o suplício das flechas.

A popularidade de Santa Cristina deve-se à situação geográfica de Bolsano, de onde era patrona, e que ficava situada numa rota de peregrinação. Os romeiros que se deslocavam à "cidade eterna", não se esqueciam de parar em Bolsano para rezar no seu túmulo.

Em Condeixa é-lhe prestado culto desde que D.Manuel I ordenou que se construísse a igreja, em 1502, dedicada a Santa Cristina. Sendo Condeixa, na época, uma terra de moleiros e moinho, estará encontrada a explicação para a escolha desta Santa como orago da terra.Terá sido escolhido o dia 24 de julho como feriado municipal pelo facto de ser este o dia dedicado, segundo o calendário litúrgico, a Santa Cristina.

Quartos

Quarto da Pousada

A Pousada tem 45 quartos: 35 Twin e 10 Double.

Os quartos dispõem de:

Gastronomia

Especialidades
Especialidades
Casamentos e Outros Eventos

Dispõe de grandes condições para casamentos com espaços interiores e exteriores que permitem a realização de serviços até 150 pessoas. Possibilidade de casamentos com a Pousada em exclusivo.

Actividades

Lobby da Pousada
na Pousada
fora da Pousada
Festividades:

Localização

Pousada Road sign A Pousada situa-se em Condeixa-a-Nova, perto de Coimbra, uma das mais antigas cidades portuguesas, 130 Km para Porto e 183 Km para Lisboa.
Locais de Interesse:
Pousadas Próximas:
A Pousada
Restaurant da Pousada'

Preços

MELHOR PREÇO GARANTIDO
A sua reserva está garantida ao melhor preço disponível na Internet. Se nas próximas 24 horas encontrar um preço mais baixo para a nossa Pousada noutro site, para o mesmo tipo de quarto, condições de pagamento e datas, o mesmo lhe será atribuído.
  Preços em Euros por quarto Duplo por noite com pequeno almoço e taxas
Tipo de quarto 16/09/12
31/10/12
01/11/12
31/03/13
01/04/13
31/07/13
01/08/13
14/09/13
15/09/13
31/10/13
Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb
(*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde
Standard 125.00 125.00 90.00 90.00 125.00 125.00 140.00 140.00 125.00 125.00
Superior 150.00 150.00 108.00 108.00 150.00 150.00 168.00 168.00 150.00 150.00

* Os preços são válidos para um máximo de reserva de 9 quartos, podem variar consoante a disponibilidade, promoções em vigor e a melhor tarifa diária, reconfirme sempre o melhor preço no acto da reserva.

Desconto para ocupação Single - 10.00€ desconto
Cama Extra: Crianças (dos 0 aos 2 anos de idade) - Grátis
Cama Extra: Crianças (dos 3 aos 12 anos de idade) - mais 15% no preço dos quartos
Cama Extra: Crianças (acima dos 12 anos de idade) - mais 30% no preço dos quartos

Cancelamentos: Primeira noite debitada na totalidade caso reserva seja cancelada menos de 48 horas antes de dia de chegada. No-Shows: Valor global da estadia será debitada

Contacto

v/e-mail:

(por favor soletre com cuidado, porque se o endereço estiver errado, não seremos capazes de lhe responder)

v/nome:


mensagem:

 (este processo poderá demorar um pouco, uma mensagem será visualizada quando o mesmo estiver terminado)

Pousada à noite
Restaurant da  Pousada
Español  |  English