Portugal Virtual

Faro
Cidade

Portugal > Turismo > Algarve > Faro > Cidade English version of Faro Town in Algarve
Municipalidade | História | Praias e Ilhas | Locais de Interesse | Alojamento


Alojamento

Hotel Faro****
O Hotel Faro fica situado no centro de Faro, junto à marina e à zona histórica da cidade, encontra-se a cerca de 5 km do Aeroporto Internacional de Faro. O Hotel dispõe de 90 quartos, incluindo 3 suites, salas de conferência , business center, restaurante, bar e terraço panorâmicos, localizados no último piso do edifício, que proporcionam uma vista d eslumbrante sobre a Ria Formosa e sobre a zona histórica da cidade.

Cidade de Faro - Locais de Interesse

Porta Árabe
A Vila Adentro, o centro histórico de Faro, está em parte rodeada pelo que ainda resta das muralhas do antigo castelo. A Porta Árabe é um arco em ferradura que em tempos constituiu a porta da cidade para quem chegava por mar. Existe uma lenda ligada a este local, que refere um nicho onde estaria colocada a imagem da Virgem, que um dia dali foi retirada pelos Árabes; como resultado dessa acção, o mar deixou de dar peixe e a terra de dar frutos, e a situação só voltou ao normal após a imagem ter sido recolocada.
Vila Adentro (Cidade Velha)
Atravessar o Arco da Vila, no topo do Jardim Manuel Bivar, é passar para outro mundo, viajar por séculos de história, ao encontro da cidade árabe e medieval. Na Vila Adentro (Cidade Velha, como os farenses lhe chamam), parece ainda ouvir-se a algaraviada dos mouros ecoando nas ruas e praças empedradas. No entanto, na Praça Afonso III, lá está a estátua deste rei, ainda vigilante, testemunho irrefutável da Reconquista da cidade pelos cristãos.

Percorrer as ruas estreitas e cheias de recantos dentro das muralhas, muitas vezes ligadas por arcos, é a única maneira de absorver o encanto silencioso da Vila Adentro. Aqui situam-se alguns dos mais importantes e antigos monumentos da cidade, marcos de uma história sucessiva de povos e costumes.
Sé Catedral
Construída no século XIV, ficou parcialmente destruída com o terramoto de 1755, após o qual foram realizadas grandes obras de reparação. É um dos monumentos mais sumptuosos da Vila Adentro, generosamente decorado com talha dourada, embutidos de mármore, painéis de azulejos, pinturas e esculturas.
Igreja da Misericórdia
Erguida em 1583, no local onde anteriormente existia a ermida manuelina do Espírito Santo, assistiu a grande parte da história da capital algarvia. Com uma planta de cruz grega e traço manuelino e barroco, no seu interior destaca-se a pia de água benta, feita a partir de um capitel visigótico.


Paço Episcopal
O edifício do Paço Episcopal de Faro, situado na Vila Adentro (Cidade Velha), junto ao Seminário e à igreja matriz, foi erguido em 1581. Apresenta uma arquitectura chã e uma magnífica biblioteca com influências barrocas, da responsabilidade de Dom António Pereira da Silva, que no século XVIII era um dos maiores mecenas em Portugal. De destacar também um núcleo de azulejos com influências rococó e os retratos da responsabilidade de vários artistas, como é o caso de Marcello Leopardi. O monumento sempre serviu de residência episcopal, pelo que ainda hoje as visitas são condicionadas, sendo aconselhável marcar com alguma antecedência.
Estátua do Bispo
O desenvolvimento de Faro está ligado ao nome de muitos homens, como é o caso de Dom Francisco Gomes de Avelar (1736-1816). Este bispo do Algarve dedicou a sua vida e fortuna a Faro, contribuindo sob diversas formas para a sua evolução, nomeadamente através da construção de monumentos e outros edifícios de interesse público. A estátua foi a forma que a população encontrou para lhe prestar a justa homenagem, e situa-se no centro histórico da cidade, junto ao paço episcopal e à Igreja matriz.

Ermida da Nossa Senhora do Repouso
Castelo
0 Castelo, elemento importante das defesas medievais, foi alterado quando da adaptação a bocas de fogo (séc. XVII), tendo-lhe sido anexado um revelim. A instalação, no início do séc. XX, de uma unidade industrial provocou grandes modificações, embora seja reconhecível a sua imponência. Foi, igualmente, aberto um longo rasgo nas muralhas para passagem da Rua do Castelo.
Igreja de São Pedro
Igreja do Carmo
Edifício de grandes dimensões, marca, com a sua fachada imponente e as duas torres sineiras, o perfil da cidade de Faro. A sua construção abrangeu praticamente todo o séc. XVIII e o início do séc. XIX (a última torre sineira foi completada em 1807).

Igreja do Capuchos
Construção do início do séc. XVII, tem uma fachada característica da arquitectura capucha com arcadas e um nicho com imagem. Pequeno e harmonioso claustro. (Visita condicionada). 
Ermida de São Sebastião
Do edifício medievo apenas resta uma capela gótica com abóbada artesoada. Retábulo de talha dourada na capela-mor (séc. XVIII). Paredes revestidas a azulejo azul e branco e policromo de padrão (séc. XVII).
Ermida da Nossa Senhora da Esperança
Com origem no séc. XV/XVI, foi reconstruída no séc. XVIII. Cúpula e torre sineira com decoração "rococó". Em anexo, funcionou uma gafaria (hospital de leprosos).
Ermida de Santo António do Alto / Museu Antonine
Construída na Idade Média junto a uma torre de atalaia - um magnífico retábulo em talha dourada. No edifício anexo, o Museu Antonino, com colecção de imagens, pinturas e gravuras alusivas a Santo António.

Celeiro de São Francisco
Claustro de linhas harmoniosas. Anexa à igreja, o edifício do antigo convento, adaptado a Escola de Hotelaria e Turismo.
Ermida da Nossa Senhora do Pé da Cruz

Ermida de São Luis
Localizada nos antigos arrabaldes da cidade, é uma construção do séc. XVII com profunda remodelação no início do séc. XIX. Retábulo de talha neoclássica no altar-mor. Interessante cúpula.
Ermida de São Miguel
Capela particular (séc. XVIII) de uma casa senhorial, com fachada de grande singeleza. Retábulo de talha em estilo "rocaille".

Teatro Lethes
Antigo Colégio da Igreja de Jesus (sécs. XVI/XVIII). Fachada com a habitual sobriedade das edificações jesuíticas. Transformado em teatro em 1845, é um interessante exemplo de uma casa de espectáculos de província dos sécs. XIX/XX.


Museus

Museu Etnográfico Regional
Funciona no edifício da Assembleia Distrital, exemplar revivalista de meados do nosso século, e possui uma valiosa colecção de peças, pinturas e objectos típicos da região.
Museu Maritimo Almirante Ramalho Ortigão
Fundado em 1931 o actual Museu Marítimo, anexo ao Departamento Marítimo do Sul, reinstalado neste edifício em 1964 pelo Comandante Carlos Pacheco Pinto.

Museu Municipal de Faro
Foi o primeiro Museu criado no Algarve. Em 2 de Fevereiro de 1984 foi deliberada a sua criação, homenageando assim o Navegador por ocasião do V Centenário do seu nascimento. Em 1896 a exposição do espólio já ocupava três salas do edifício dos Paços do Concelho. Em 1914, já durante a I República, este núcleo passa a funcionar na Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos, onde permaneceu até 1969. Transita então para as actuais instalações, no antigo Convento da N.ª Sr.ª da Assunção, as quais só foram inauguradas em 1973. Assume a sua direcção o Prof. José António Pinheiro e Rosa, desempenhou o cargo de Director do Museu e da Biblioteca Municipal até 1986.



Municipalidade | História | Praias e Ilhas | Locais de Interesse | Alojamento
Portugal > Turismo > Algarve > Faro > Cidade
Portugal Virtual

Cidade
Faro