Portugal Virtual

Alentejo
Portalegre

Portugal > Turismo > Alentejo > Portalegre

English version

Patimónio Natural A Visitar GolfeAlojamento


Portalegre fica num dos lados da Serra de São Mamede, uma cadeia montanhosa com uma grande variedade de fauna e flora, parte da qual foi declarada parque natural. Animais como águias, veados e javalis selvagens vivem entre florestas de castanheiros e carvalhos, enquanto megalitos indicam que foi povoada em tempos pré-históricos. Portalegre em si é de origem romana, mas apresenta belas casas do período barroco e da Renascença.



PATROMÓNIO NATURAL

Situado em pleno coração do Parque Natural da Serra de S. Mamede, o Concelho de Portalegre apresenta uma riqueza florística e faunística que o tornam muito interessante do ponto de vista do património natural e da conservação da Natureza. A diversidade natural e paisagística constituem, juntamente com uma qualidade ambiental apreciável, um óptimo motivo para a realização dos percursos pedestres do Parque Natural que atravessam o Concelho: o percurso pedestre das Carreiras e o percurso pedestre do Reguengo. Estes percursos dispõem de folhetos informativos com a interpretação do percurso e estão sinalizados no terreno. Para além destes percursos, é possível ainda admirar a riqueza paisagística deste Concelho através dos diversos miradouros existentes: O Miradouro de Santa Luzia - Situado na Serra de Portalegre (670m) com magnífica vista sobre a cidade de Portalegre. O Miradouro da Penha - Situado na Serra da Penha, inclui uma belíssima Capela do Século XVII. Pico de S. Mamede - situado a 1025 m de altitude, é o ponto mais elevado do continente português a sul do Tejo. Magnífica vista sobre a barragem da Apartadura, a Vila de Marvão, a Serra da Estrela e boa parte da Extremadura Espanhola. A sua gealogia traduz-se na presença de xistos, grauvaques, calcários e quartzitos, litologia que se reflecte na variedade dos solos. Miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa - pequena Igreja cavada na rocha situada a 1 Km da povoação de Besteiros. Belíssimo panorama do Parque Natural da Serra de S. Mamede.



A VISITAR

Portalegre
Se Catedral, Templo consagrado a Nossa Senhora da Assunção. Criada a diocese em 1550, iniciou-se a construção da Catedral a 14 de Maio de 1556. A Igreja de Santa Maria a Grande foi então escolhida para servir de Sé até à inauguração do novo templo.
Museu Municipal possui um riquíssimo espólio proveniente, na sua quase totalidade, de dois antigos conventos de Portalegre, Santa Clara e S. Bernardo, e de doações particulares.
Casa Museu José Régio demonstra o gosto muito especial que o poeta tinha em recolher “coisas modestas de arte popular”. Na sua colecção, ao lado de peças de arte sacra peças do dia a dia da vida rural, mas esta colecção ultrapassou largamente os domínios da etnologia e da antropologia cultural.
 
Marvão
Situada numa escarpa da Serra de São Mamede e a apenas alguns quilómetros de Espanha, esta vila tranquila está cercada por muralhas construídas entre o século XIII e XVII. Das suas ruelas estreitas demarcadas por casas airosas e brancas pode obter-se uma vista espectacular, pois Marvão fica a mais de 862 metros de altitude. Vale a pena visitar a Igreja Matriz, do século XV, e o Museu Municipal, instalado na antiga igreja de Santa Maria e mostrando tradições culturais e etnológicas, assim como descobertas arqueológicas locais. Percorrendo a Rua do Espírito Santo, com a antiga casa do governador exibindo belíssimas varandas de ferro forjado do século XVII, chega-se ao castelo, quase todo construído pelo rei Dom Dinis em 1299 e dominando a povoação. Perto de Marvão, é possível jogar golfe.


Castelo de Vide
A bonita e aprazível vila de Castelo de Vide, já apreciada pelos romanos, espreguiça-se por uma destas encostas e preservou dentro das suas muralhas um património notável: igrejas, chafarizes, casas nobres, portais góticos e a Judiaria, com o seu casario branco e ruelas labirínticas e uma sinagoga que data do século XIII. Vale a pena visitar a Igreja de Santa Maria, em estilo barroco, o Paços do Concelho, do século XVIII, a "Fonte da Vila", em pedra esculpida, e a capela de São Salvador do Mundo, do século XIII. Dentro das muralhas do castelo (agora em ruínas) que deu o nome à vila, a pequena Igreja de Nossa Senhora da Alegria exibe magníficos azulejos policromáticos com motivos florais


Crato
O Crato tornou-se uma vila importante na história de Portugal quando a Ordem dos Hospitalários recebeu de D. Sancho II, em 1232, vastos territórios na região do Alto Alentejo. Por volta de 1350, depois da Batalha do Salado, a sede da Ordem já fora para ali transferida e o Crato viveu um longo período de prestígio e prosperidade. Todavia, em 1662, um exército espanhol invadiu a zona e saqueou e incendiou a vila, que nunca mais viria a recuperar a antiga glória. A cerca de dois quilómetros a norte da vila, o grande Mosteiro da Flor da Rosa foi construído em 1356. Foi restaurado e aloja, agora, uma pousada.
 
Elvas
As muralhas e fortalezas em redor da cidade velha estão extremamente bem conservadas e recordam-nos a sua agitada história: primeiro, permaneceu 500 anos nas mãos dos mouros e depois sofreu, ao longo dos séculos, repetidos ataques dos espanhóis.
O castelo, de origens romana e mourisca, coroa as ruelas ingremes da cidade e foi reconstruído em 1226, tendo sido depois várias vezes remodelado ao longo dos anos. Vale a pena visitar a igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída no século XVI pelo mesmo arquitecto que concebeu o aqueducto - foi iniciado em 1498 e completado em 1622.
 
Alter do Chão
Esta pequena e simpática vila do Alto Alentejo foi fundada pelos romanos sob o nome de Elteri (ou Eltori), e teria sido depois destruída pelo imperador Adriano por se ter rebelado contra ele. A vila possui belas casas dos séculos XVII e XVIII , como o elegante Palácio do Álamo, e as suas ruas reflectem a vida calma de uma população quase inteiramente consagrada à agricultura. Mas Alter é sobretudo conhecida pela sua Coudelaria, fundada em 1748 para produzir cavalos de lusitana para a Picaria Real.


GOLFE

Marvão
O campo de golfe d'Ammaia encontra-se localizado na área do parque natural da Serra de São Mamede, onde sobressai a antiga vila de Marvão, situada a uma altitude de 862 metros. O percurso de 18 buracos, que apresenta três lagos, desenrola-se numa parte plana do terreno onde foram configurados os onze primeiros buracos e onde se encontram também os três últimos.
Facilidades: Área de prática (chipping e bunker), Putting Green, Driving Range, Trolleys, Buggies, Caddies, Loja de Golfe, Restaurante, Bar, Esplanada e Piscina

ALOJAMENTO

Pousada - Santa Maria
Em Marvão, vila medieval cujas muralhas remontam ao séc.XIII, as pequenas casas típicas parecem apertar as estreitas ruelas que entre elas serpenteiam. As duas casas de aldeia confortavelmente adaptadas a Pousada, detêm uma vista panorâmica de excepcional beleza.
 
Hotel Convento D'Alter****
Hotel Convento d'Alter é fruto da recuperação de um antigo Convento Franciscano do final do Sec. XVI, transformado no século passado como residência particular e actualmente reconstruído e ampliado, mantendo todo o seu esplendor original, aliando a sua traça singular à ampliação de uma nova ala onde agora se encontram parte das suas novas instalações, conferindo à presente unidade hoteleira.
 
Pousada - Flor da Rosa
Um castelo, um convento e um paço ducal, construídos em tempos diferentes, deram origem, no Crato, a uma eclética obra de arquitectura com uma harmonia de rara beleza. A mística deste antigo mosteiro medieval da Ordem de Malta sente-se em cada espaço.
 
Pousada - Santa Luzia
Nesta típica casa alentejana nasceu, em 1942 a primeira das “Pousadas de Portugal”. Hoje a Pousada de Santa Luzia proporciona todo o conforto aos seus hóspedes e continua associada à mais famosa gastronomia alentejana, célebre pelo seu “bacalhau dourado” ou pelos “pézinhos de coentrada”.
 
Pousada - São Miguel
No cimo de uma colina, com vista para as extensas planícies alentejanas, ergue-se alva e serena a Pousada de São Miguel. Decorada sob temas cinegéticos, esta Pousada aguarda, durante todo o ano, os amantes da caça, do lazer, e da inagualável riqueza da sua gastronomia.


Patimónio Natural A Visitar GolfeAlojamento

Portugal > Turismo > Alentejo > Portalegre

English version

Portugal Virtual

Portalegre
Alentejo