Portugal Virtual

Silves
Cidade

Portugal > Turismo > Algarve > Silves > Cidade e-Mail
História | Municipalidade | Locais de Interesse | Alojamento

A cidade de Silves - primeira capital administrativa do Algarve -, banhada pelo rio Arade, apresenta-se em anfiteatro, pela colina do Castelo acima atingindo 55 metros de altitude. Desde a pré-história que esta região é povoada, sendo frequentes os achados arqueológicos na bacia do Arade e nas áreas litorais.




Visitar a cidade de Silves é como que uma obrigação. Comece pelo Mercado Municipal e delicie-se com as frutas e hortaliças da região, ou com o peixe fresco e a tipicidade dos vendedores e outros agentes locais, que com natural entusiasmo promovem os seus produtos. Depois do Mercado, na rua José Estêvão, situada do lado Nascente, pode observar as edificações "oitocentistas" que marcam o início da era industrial de Silves, em que a cortiça marcou assinalável desenvolvimento.

Sé Velha
De construção iniciada no século XV, veio a sofrer alterações no século XVIII, à semelhança de muitos outros edifícios danificados pelo terramoto de 1755. Tem portal gótico e resto de fachada barroca, e uma grande janela em forma de ogiva; no interior, com três naves, podem observar-se duas grandes telas, o retábulo renascentista e túmulos de mármore. No exterior, predomina o tom vermelho escuro do grés utilizado nesta e em todas as construções antigas, característica única de Silves.
Igreja da Misericórdia
Em 1491, por doação de D. João II à rainha D. Leonor, Silves passou a pertencer à casa das rainhas, o que terá motivado a construção desta igreja na segunda metade do séc. XVI, para servir a Santa Casa da Misericórdia, entretanto fundada.


Ermida dos Mártires
O templo consagrado à Nossa Senhora dos Mártires está situado na área ocidental da cidade de Silves, junto do antigo caminho que daria acesso a uma importante porta desta urbe muçulmana, "Porta da Azoia". O edifício que chegou aos nossos dias apresenta dois períodos construtivos distintos, o corpo mais antigo e posterior inscreve-se nos planos da arquitectura Manuelina, onde se encontra a capela-mor, o seu interior oferece um arco triunfal quebrado e mostra no tecto da cúpula nervuras rematadas por chaves, estas últimas têm insculpida iconografia mariana, uma cruz de Cristo, um sol e uma lua, podemos ainda admirar um camaroeiro que é atribuído a D. Leonor, provavelmente a patrocinadora da edificação. No exterior do santuário podemos ainda apreciar as gárgulas e ameias que se encontram nesta parte do imóvel.
Pelourinha
Os fragmentos do pelourinho estão patentes na Praça do Município. O único elemento original que resta é uma coroa decorada com elementos em forma de flor-de-lis que remata a actual composição. Esta procura reproduzir a original descrita.


Cruz de Portugal
A nascente da cidade de Silves, encontra-se um cruzeiro denominado Cruz de Portugal. Esta obra, classificada como Monumento Nacional desde 1910, mede cerca de 3 metros de altura, ostenta um elaborado trabalho escultórico. A face poente apresenta Cristo crucificado opondo-se a Pietá, Cristo descido da cruz nos braços de sua mãe, o tronco da cruz é ornado por lenhos entrançados e podados.

O Castelo
O castelo de Silves ocupa o topo da colina onde assenta a cidade de Silves. As muralhas que constituem a fortaleza apresentam a forma de polígono irregular com uma área aproximada de 12 mil metros quadrados. As defesas são erigidas em arenito vermelho, grés de Silves, tendo sido alteradas pelos vários sismos que assolaram a região, e consequentes reconstruções. A última ocorreu nos anos 40 do século XX, mantendo no entanto, o seu perímetro medieval. O monumento é composto por várias torres de planta rectangular, verificando-se a existência de duas de tipo albarrã, (torres afastadas da muralha ligadas a esta por um arco), situando-se as três maiores a Norte e Noroeste.

A poente encontramos quatro torres adossadas à muralha e as restantes três implantam-se a Sul. O interior do castelo guarda vários elementos arquitectónicos relevantes, destacando-se na Zona Norte, o "Aljibe", grande cisterna de planta rectangular, sendo coberta por abóbadas assentes em colunas quadrangulares. A Sul, apresenta-se a "Cisterna dos Cães", a nascente procedeu-se a trabalhos de investigação arqueológica, que mostram estruturas de habitações palatinas. A residência mais a Sul é composta por dois pisos, jardim interior, complexo de banhos, pertencentes ao Período Almoada (séc. XIII). Na área central da alcáçova, poderá observar silos, que correspondem a estruturas subterrâneas destinadas ao armazenamento de mantimentos.
Muralhas

Ponte Velha
Em termos arquitectónicos, possui uma grande mistura de estilos. Pois, se por um lado os arcos são de volta perfeita intervalados por imponentes talha-mares à boa maneira romana, por outro, o tabuleiro da ponte é ogivado à boa maneira medieval.
Museu Municipal
O Museu Municipal está construído em torno de um poço-cisterna árabe, do século XI, com 18 metros de profundidade, que existiu durante séculos, esquecido, nas fundações de uma vulgar casa de habitação, tendo sido recuperado há alguns anos. O Museu possui, para além deste elemento especialmente interessante, um vasto espólio de peças arqueológicas, grande parte das quais recolhidas no próprio castelo.


História | Municipalidade | Locais de Interesse | Alojamento
Portugal > Turismo > Algarve > Silves > Cidade
Portugal Virtual

Cidade
Silves