Portugal Virtual

Turismo
Silves

Portugal > Turismo > Algarve > Silves English Version
História | Locais de Interesse | Cidade de Silves | Alojamento

O Município de Silves, actualmente com 687 quilómetros quadrados e cerca de 34 mil habitantes é, em termos territoriais, o segundo maior concelho do Algarve e um dos seus mais importantes cartões de visita, não só pela sua história, mas também, pela cultura das suas gentes, valências e apetências sociais e económicas, no que se inclui a promissora indústria do turismo

A cidade de Silves ergue-se sobre um vale fértil onde abundam os laranjais e é dominada pelo castelo, que data sobretudo do tempo da ocupação dos mouros.

Com efeito, Silves prosperou sob o domínio dos árabes, tendo-se tornado na sua capital no Algarve, sob o nome de Chelb, até ser conquistada pelos cavaleiros da Ordem de Santiago, em 1242.

Das torres do castelo obtêm-se vistas espectaculares sobre a cidade e os campos e várzeas

que a rodeiam. No litoral, Armação de Pêra, originalmente uma aldeia de pescadores, tornou-se uma popular estância de férias cheia de hotéis, complexos turísticos e restaurantes e rodeada de praias agradáveis.

Locais de Interesse

São Bartolomeu de Messines
O património histórico da vila de S. Bartolomeu de Messines impõe-se através da Igreja Matriz com o seu pórtico barroco de colunas torsas. No interior, formado por três naves, destacam-se as suas colunas, em grés, de estilo salomónico, únicos exemplares algarvios que se conhecem.

Ao lado. aparece a Casa Museu João de Deus, onde o poeta viveu. Espaço aberto à Cultura, reconstitui, em memória, a vida e obra do Vate messinense.

Em algumas das artérias da vila, salientam-se, na antroponímia local, figuras como Maria Antonieta Júdice Barbosa, poetisa, José do Espírito Santo Bataghlia, filho primogénito de João de Deus, Comendador da Ordem do Santo Sepulcro e Visconde de Messines, e, Francisco Neto Cabrita, contrastando com os populares topónimos, como a Rua do Norte, Rua do Forno, Rua da Mina, Rua do Rossio, na parte velha da vila. Referencia-se, ainda, o célebre Arco do Remexido pelo qual se chega ao largo da Casa onde nasceu João de Deus. Percorrendo outras ruas,

a sul, pode visitar-se a ermida de S. Sebastião, no largo do mesmo nome, e a ermida de Nª Sª da Saúde, já fora do aglomerado populacional, a caminho do Algoz. Mas se, ao invés, o rumo for Silves, há que parar e observar o Monumento a João de Deus, esculpido em 1963, por Raul Xavier.



Algoz
Hoje a pequena vila luta contra a interioridade e isolamento. Apesar disso, ou talvez por isso, exibe ainda alguns bons exemplares de arquitectura tradicional e religiosa que merecem uma visita.
A Igreja Matriz, dedicada a Nª Sª da Piedade, pelos seus belos retábulos barrocos, coro neoclássico, alfaias religiosas. Ainda na vila alguns bons exemplares de arquitectura popular com raízes no séc. XVI, XVII e XVIII (dos inícios deste último refira-se o Celeiro do Monte da Piedade, raro exemplo de depósito comunitário) e a Ermida de S. Sebastião, simples mas gracioso templo de uma só nave.
Nos arredores, em posição dominante que lhe oferece majestosa panorâmica, a Ermida de Nª Sª do Pilar. No seu interior, admire-se o belo retábulo e a suave curvatura da cúpula, obras do séc. XVIII. A freguesia guarda ainda outros interessantes lugares: o Poço dos Bois e a sua velha ponte, a Lagoa do Navarro e do Viseu, o sítio do Penedo Gordo, as grutas do Guiné (Algoz/Tunes), os restos de uma tradicional e importante indústria cerâmica.
Alcantarilha
Foi elevada a vila no ano de 1999 e dista de Silves cerca de 11 km. Ergue-se numa pequena colina, o que lhe confere um aspecto bastante pitoresco. A ocidente passa a ribeira com o mesmo nome, nome esse, nitidamente de origem árabe, proveniente da palavra "Al-Qântara" que significa "ponte". Assim, "alcantarilha" significaria - "a pontezinha". Parece- nos pois indubitável a origem árabe desta povoação.
Em termos de património edificado merecem destaque a Igreja da Misericórdia, a Capela de N. Sr.ª Carmo, a Igreja Matriz e a sua Capela dos Ossos e ainda o conjunto agrícola da Quinta do Rogel, classificado e em vias de recuperação
Pêra
Ao longo dos séculos a história de Pêra surge íntima e inevitavelmente ligada a Armação de Pêra. No século XVII, floresceu em Pêra a família dos Galegos, de onde saiu o governador da fortaleza de Armação de Pêra, mandada edificar pelos seus antepassados contra assaltos de piratas.
Possui duas igrejas, a Paroquial e a de S. Francisco. Na primeira o destaque vai para os azulejos historiados, os retábulos barrocos do altar-mor, das capelas laterais ou da sacristia, representativos da talha dourada nacional, ou ainda para o cadeiral do coro; na de S. Francisco, mais uma vez a talha dourada do séc. XVIII, os alçados pintados na capela-mor, as telas do conhecido pintor algarvio, Rasquinho. Esta última oferece uma magnífica varanda de onde se pode desfrutar de belas paisagens e de onde o mar e os campos se perdem de vista.


Armação de Pêra
Nascida da vizinha Pêra, Armação deriva o seu nome do aparelho de pesca que os homens desta terra ali montavam e do qual viviam. Para proteger esta riqueza piscícola, mas também agrícola, sempre cobiçada, são testemunho as muralhas de Alcantarilha e a fortaleza de Stº António, como muitas outras vigílias (atalaias) por essa costa fora. Tempos de pirataria, roubo e rapto. Toques a rebate, ataques, mortes e desaparecidos no mar. Hoje é uma cosmopolita área de turismo, a única estância balnear do concelho, com duas áreas bem distintas em termos urbanísticos: uma primeira, à beira da praia, mais antiga e pitoresca, mais popular, mas nem por isso mal servida de instalações comerciais, onde termina a falésia e se estendem os coloridos barcos dos pescadores que em Agosto participam na
original procissão marítima de Nª Sª do Navegantes; a outra, a poente, mais moderna, onde hotéis, apartamentos ou serviços, encerrados parte do ano, disputam cada palmo de terra desafiando-se em altura.


Alojamento

Capela das Artes
Um hotel de 30 quartos duplos com ar condicionado e telefone, uma piscina para adultos e uma para crianças servidas por uma bar de apoio, um restaurante "à la carte" com especialidades de cozinha portuguesa e internacional, um bar rústico com vista sobre a Vila de Alcantarilha. Sala de recepção, salas de conferências, Museu, salas de exposição de pintura e escultura, fábrica e vende de cerâmica, ateliers de cerâmica e pintura.

Capela das Artes

Hotel Garbe****
Situado numa posição invejável sobre a praia na estãncia turística de Armação de Pêra, o Hotel Garbe oferece o melhor ambiente de boas vindas e a nossa cozinha tradicional, combinando qualidade e conforto. O Hotel dispõe de uma magnífica vista do mar a áreas circundantes, oferecendo acesso directo a facil à praia, uma das mais populares praias do Algarve, onde os pescadores vendem o seu peixe no mercado local.

Hotel Garbe

Colina dos Mouros***
Situated in the traditional town of Silves, the Colina dos Mouros Hotel has recently been extensively refurbished and is the real home from home. Surrounded by attractive gardens and with superb views of the town's castle and cathedral this friendly hotel will ensure that stay in the Algarve is a memorable one.

Colina dos Mouros


História | Locais de Interesse | Cidade de Silves | Alojamento
Portugal > Turismo > Algarve > Silves English Version
Portugal Virtual

Silves
Turismo