PALÁCIO ALBATROZ - Casa de D. António de Lancastre
Foi o médico Dr. D. António de Lancastre (1857-1944) quem mandou construir, no princípio do século, a linda e interessante casa magnificamente situada sobre a Praia da Conceição. D. António de Lancastre foi, entre outras actividades, médico da Real Câmara e colaborador da Rainha D. Amélia.
O terreno foi-lhe generosamente oferecido pela Srª D. Maria Luísa Domingas de Souza Holstein, 3ª Duquesa de Palmela, célebre não só pelo seu talento de artista e grande cultura, mas também pela sua admirável generosidade.
A Duquesa já oferecera igualmente, à notável escritora D. Maria Amália Vaz de Carvalho, a linda moradia “D. Pedro” sobre a baía de Cascais.
Esta casa, de arquitectura italiana e que muita gente conhece como “a casa do telhado amarelo”, tem uma linda varanda com arcos e colunas sobranceira ao mar, que é um verdadeiro encanto. A casa foi vendida por D. Fernando de Lancastre (filho de D. António) a Carlos Mantero em 1940 ou 1941, tendo pertencido aos seus descendentes até ao ano 2000, quando foi comprada e transformada em Albergaria pelo Grupo Albatroz.