ALBATROZ HOTEL - Palacete do Duque de Loulé
Esta casa, com uma esplêndida situação sobre a Praia da Conceição, foi mandada construir pelo Duque de Loulé, sob o projecto do Arqº Ávila, no ano de 1870. Foi uma das primeiras moradias luxuosas que a nobreza construiu em Cascais para acompanhar a família real na sua estadia ali durante o Verão. O Duque de Loulé que a mandou construir chamava-se Pedro Agostinho de Mendonça Rolim de Moura Barreto (1830-1909). Era, entre outros títulos, mordomo-mor da Rainha D. Maria Pia.
Esta casa a que o Conde de Mafra chamava “Caixinha de Amêndoas” passou à posse da família Plácido, e depois à do Marquês da Foz, até que em 1963 abriu as suas portas ao turismo com o nome de Estalagem Albatroz. Havia então 11 quartos, uma sala de restaurante e um bar. A piscina ainda não se usava. No seu lugar havia um bonito relvado, onde nas tardes primaveris, tanto os hóspedes como os passantes “habitués”, se instalavam para “tomar chá”, tradição que ainda hoje se mantém.
Em Abril de 1983, o Albatroz reabria com uma nova imagem após um período de 18 meses de trabalhos de remodelação e ampliação.