Portugal Virtual

Porto
Cidade

Portugal > Turismo > Costa Verde > Porto > Cidade

|


 

Separado pelo rio Douro das grandes caves do vinho afamado ao qual deu o seu nome, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e existe um certo sentimento de rivalidade em relação a Lisboa.
Mas embora as suas antigas raízes tenham sido preservadas com orgulho, um comércio próspero e eficaz transforma-o numa cidade moderna e a sua tradicional importância como centro industrial não diminui o encanto e carácter dos seus bairros antigos ou mesmo do bulício das novas avenidas, ladeadas de centros comerciais ou tranquilos blocos residenciais.
A área em redor da Sé merece ser explorada, com os seus diversos monumentos, como a igreja renascentista de Santa Clara e o apinhado bairro do Barredo, que parece não ter mudado desde tempos medievais.
À beira-rio, o bairro da Ribeira torna-se fascinante com as suas ruelas, casas típicas e população pitoresca: foi recentemente restaurado e inclui, agora, bares e restaurantes em voga.
Igualmente animado e colorido é o mercado do Bolhão, onde se pode comprar quase tudo, mas bem perto ficam as joalharias e lojas de artigos de pele mais elegantes da Baixa.
A cidade do Porto oferece muitas outras atracções, monumentos e museus, assim como um calendário cultural cada vez mais preenchido. Com uma gastronomia bem conhecida e população hospitaleira, também constitui o ponto de partida para a experiência inesquecível de subir o rio Douro.


View from D. Luís I Bridge

Monumentos

Sé Cathedral   Um edifício de estrutura românica, dos séc. XII e XIII, vindo a sofrer grandes remodelações
no período barroco. No exterior, conserva ainda o aspecto de uma igreja fortaleza, com ameias. Da Sé fazem parte as imagens da Nossa Senhora da Vandoma (séc. XIV), o "altar de prata", importante claustro gótico, o "claustro velho", a capela de S. Vicente, uma escadaria nobre que dá acesso ao pátio superior do claustro gótico, "casa do cabido", onde estão expostas notáveis esculturas religiosas (séc. XIV e XVIII). De salientar a Tesouro da Sé, constituído por 150 alfaias do culto, paramentos, pratas e livros litúrgicos dos séc. XV a XIX.
Torre dos Clérigos Obra de Nicolau Nasoni, construída durante o séc. XVIII, em estilo barroco. Destaca-se o interior da igreja decorada com talha barroca-rococó, o retábulo policromado de Manuel Porto e a imponente torre de 75,60 m
Igreja do Carmo Desenho do arquitecto José de Figueiredo Seixas, esta Igreja de fachada barroca foi construída, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo. O hospital surgiria mais tarde, ficando pronto em 1801. As Ordens Terceiras têm particular importância na história da Cidade. Trata-se de
agremiações formadas ao lado das ordens monásticas tradicionais, correspondendo, no Porto, a um assinalável surto de riqueza, ávido de influência social organizada. Deste modo, à actividade benemérita associava-se uma legítima intenção política, ajustada à Igreja, ao Estado e ao espírito do Iluminismo. A fachada lateral da Igreja do Carmo, voltada a Oeste, está revestida por um imponente painel de azulejos, datados de 1912, representando o ajuntamento dos Cristãos no monte Carmelo, para assistirem ao destino do repto lançado aos Pagãos. No cimo, é possível vislumbrar a nuvem do milagre, com a Virgem ladeada por uma corte de anjos. Esta composição foi traçada por Silvestre Silvestri, pintada por Carlos Branco e executada na fábrica da Torrinha, em Gaia. Vale ainda a pena apreciar o portal, rectangular, flanqueado de duas esculturas religiosas, e o corpo superior da frontaria, com esculturas e coruchéus. No interior, destaque para a excelente talha dourada, nas capelas laterais e no altar-mor

Carmo Church   Clergymen Church and Tower   Porto Centre

  Cedofeita Church É uma igreja particular na arquitectura românica portuguesa por ser o único edifício com uma só nave coberta por abóbada de pedra, explicando a presença de densos contrafortes exteriores nas paredes laterais. Espacialmente é formada por uma nave, e cabeceira quadrangular separada por arco-cruzeiro assente em capitéis calcários.
Igreja da Lapa A Irmandade de Nossa Senhora da Lapa foi instituída em 1755 pelo Papa Benedito XIV. No ano seguinte assiste-se à fundação da Igreja actual, cuja primeira pedra foi lançada em 17 de Julho, edifício que viria a substituir uma capela que se revelara incapaz para acolher os devotos que aí acorriam.
Igreja de Santo Ildefonso Edificada a partir de 1709, por se encontrar em ruínas a primeira igreja, ficou concluída a 18 de Julho de 1739. A nave é de tipo poligonal em estilo proto-barroco. Por cima do entablamento ergue-se o nicho do padroeiro. Tem torres sineiras com dentilhões nas cornijas, rematadas em cada face por esferas e frontões de fantasia. Guarnecem as paredes azulejos de Jorge Colaço (1932), com cenas da vida de Santo Ildefonso.

S. Francisco Church   Igreja de S. Francisco É talvez a igreja mais emblemática da cidade do Porto. O seu aspecto singelo contrasta com a riqueza e luxo interiores. A igreja foi construída no início do século XIV. De salientar na fachada de estilo gótico a rosácea e o portal. O interior é totalmente revestido a talha dourada barroca e rocócó. Destacam-se no templo as capelas circundantes à nave. Na capela de S. João Baptista existe um retábulo representando o Baptismo de Cristo no rio Jordão.

S. Bento Station   Estação de São Bento Construída no local de um antigo convento, foi completada em 1916. Actualmente, destina-se apenas a comboios regionais. No interior, os imensos painéis de azulejos de Jorge Colaço, representando cenas históricas, conferem-lhe uma rara beleza artística.
Palácio da Bolsa Monumento Nacional, propriedade e sede da Associação Comercial do Porto, foi construído em estilo neoclássico na segunda metade do séc. XIX. Situado no centro histórico da cidade, é um dos monumentos mais visitados, nele se destacando o famoso Salão Árabe.
Ponte D. Luís I Por proposta de Lei de 11/02/1879 o governo determina a abertura de concurso para a "construção de uma ponte metálica sobre o rio Douro, no local que se julgar mais conveniente em frente da cidade do Porto, para a substituição da actual ponte pênsil". Foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com projecto do Engenheiro Teófilo Seyrig. Teófilo Seyrig que, já fora o autor da concepção e chefe da equipa de projecto da Ponte Maria Pia, enquanto sócio de Eiffel, assina como único responsável a nova e grandiosa Ponte Luís I. A construção iniciou-se em 1881 e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886. O arco mede 172 m de corda e tem 44,6 m de flecha.
Ribeira A cidade genuína é visível no bairro da Ribeira, situado junto ao rio. Ruas estreitas e sinuosas, arcadas sombrias, casas típicas com fachadas coloridas num local que preserva o encanto dos lugares marcados pela história, pleno de contrastes e singularidades. À noite, a Ribeira adquire movimento e animação, sendo um dos locais de eleição, devido à proliferação de aprazíveis restaurantes, esplanadas e clubes nocturnos.

Ribeira   Ponte D. Luís I

Museus

Museu do Vinho do Porto Situado num armazém do séc. XVIII, dos Vinhos da Companhia Geral da Agricultura da Vinhas do Alto Douro, pretende assumir-se como centro de informação do Vinho do Porto, motivando os visitantes à descoberta da história comercial da cidade relacionando-a com o vinho de renome mundial.

  Casa do Infante
Museu Romântico da Quinta da Macieirinha O Museu pretende ser a reconstituição do interior de uma casa abastada do Porto de Oitocentos. São de realçar alguns aspectos de Artes Decorativas da época. Aqui passou os seus últimos dias, exilado, Carlos Alberto, Rei do Piemonte e da Sardenha, que faleceu a 28 de Julho de 1843. Em sua memória foram reconstituídas algumas dependências da casa que habitou.
Museu Soares dos Reis O Museu Nacional Soares dos Reis, antigo Museu Portuense e o
primeiro museu de arte de Portugal, nasceu em 1833 quando D Pedro IV decidiu estabelecer na cidade do Porto um Museu de Pinturas e Estampas. O objectivo da sua fundação foi preservar o património artístico proveniente sobretudo dos conventos extintos e, simultaneamente, promover a sua utilização para fins culturais e pedagógicos. Instalado desde 1940 no Palácio dos Carrancas, hoje classificado como imóvel de interesse público, foi construído nos finais do séc. XVIII, por uma família abastada do Porto. Recentemente foi objecto de profunda intervenção de renovação e ampliação, segundo projecto do arquitecto Fernando Távora que, preservando as características do edifício histórico, dotou o Museu de novos e qualificados espaços interiores e exteriores.
Santa Casa da Misericórdia O espólio do Museu inclui a Galeria dos benfeitores e "Fons Vitae", painel de pintura flamenga - Atelier de Bruxelas (1520).

Alojamento

Tiara Park Atlantic Porto   Tiara Park Atlantic Porto O Hotel põe à sua disposição uma combinação perfeita entre a hospitalidade tradicional portuguesa e a vantagem dos vários serviços que só um Hotel Internacional lhe pode proporcionar.
Os detalhes arquitectónicos mostram a qualidade e o prestigio do hotel. Nos 232 quartos, dos quais 7 são suites poderá gozar do melhor equipamento...

 

Hotel Beta Porto Uma moderna unidade hoteleira de quatro estrelas, a poucos minutos do centro da cidade, com fáceis acessos ao Parque de Exposições (Exponor), Aeroporto e praias.
126 quartos (6 suites) equipados com Ar Condicionado, Televisão a cores, canais internacionais via satélite, rádio e telefone com marcação directa para o exterior. Facilidades para Conferencias e Banquetes


 

Hotel Pestana Porto Situado na Praça da Ribeira em pleno coração do centro histórico do Porto, e assente sobre a muralha medieval da cidade, o Pestana Porto Hotel ocupa parte de um quarteirão de prédios que remontam aos séculos XVI, XVII e XVIII.
O Pestana Porto Hotel é um daqueles lugares do mundo em que "receber" significa "oferecer o que há de melhor".


River Douro

Portugal > Turismo > Costa Verde > Porto > Cidade

|

Portugal Virtual

Cidade
Porto