Portugal Virtual

Tavira
Cidade

Portugal > Turismo > Algarve > Tavira > Cidade


Ainda não descaracterizada pela indústria turística que estraga tantos locais do Algarve, Tavira é uma bonita cidade localizada em ambas as margens do rio Gilão, as quais estão ligadas por uma ponte de origem romana. Tavira está cheia de igrejas históricas (37, no total). De todos os templos, a igreja de Santa Maria do Castelo é particularmente interessante, com a sua torre com relógio e portal gótico.




Castelo
Do Castelo de Tavira, restam retalhos das muralhas agora restauradas. Originalmente, teria planta trapezoidal, com sete torres, e provavelmente terá sido edificado pelos mouros sobre um antigo castro romano, sendo reconstruído e reforçado por Dom Dinis, no século XIII.
Igreja de Santa Maria do Castelo
Foi construída no século XIII, em estilo gótico, provavelmente sobre a antiga mesquita muçulmana. Ficou arruinada na sequência do terramoto de 1755. O Bispo do Algarve D. Francisco Gomes de Avelar, promoveu a sua reconstrução nos finais do século XVIII,

atribuindo a responsabilidade do projecto ao arquitecto Francisco Fabri. A igreja reconstruída adoptou as formas do neoclassicismo, mas manteve algumas sobrevivências do antigo templo, como por exemplo o pórtico gótico da fachada ou as capelas laterais. Na capela-mor encontra-se o túmulo de D. Paio Peres Correia e o dos sete cavaleiros mártires

Capela de Nossa Senhora da Consolação
A sua origem deve remontar a 1648, altura em que foi criada a confraria de Nossa Senhora da Consolação dos presos. No seu interior possui um retábulo maneirista de meados do século XVII, integrando pinturas de temática mariana.
Igreja de S. José do Hospital
As suas origens remontam ao século XV, no entanto, em consequência do terramoto de 1755, teve que ser reconstruída ficando concluída em 1768. Apresenta uma planta de nave única octogonal de lados desiguais e capela-mor. O retábulo é um interessante exemplar de pintura em “trompe l’oeil”, de arquitectura fingida, executada pelo pintor Joaquim Rasquinho em 1805.

Igreja de Santo António dos Capuchos
Começou a ser construído em 1612. Possui obras de interesse, como o “Trânsito de Santo António”, constituído por três grupos escultóricos em barro, representando passos da vida de Santo António.
Ermida de São Sebastião
Desconhece-se a data da sua fundação. Sabe-se, todavia, que foi reconstruída em 1745. O interior apresenta uma interessante decoração do estilo barroco, com paredes revestidas por madeira pintada com marmoreados e motivos em “trompe l’oeil” enquadrando um conjunto de dezasseis pinturas sobre tela.
Igreja de Nossa Senhora das Ondas
Também conhecida como Igreja dos Pescadores, remonta ao reinado de D. Manuel. No século XVIII sofreu algumas alterações. No interior devem ser realçadas as pinturas existentes no tecto e a imagem de Nossa Senhora das Ondas.

Ponte
Antigo Convento e Igreja dos Ermitas de S. Paulo
A sua construção iniciou-se em 1606. Apresenta uma planta de cruz latina e integra-se no âmbito da arquitectura “Chã”. O interior contem um interessante acervo de pintura, talha e imaginária religiosa dos séculos XVI, XVII e XVIII, proveniente em parte de outros templos da cidade e conventos extintos.
Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo Fundou-se o convento em 1745. A igreja ficou pronta em 1789, tendo sido erguida e decorada, dentro da estética tardo-barroca.

Câmara Municipal
Forte do Rato
Construído no século XVI, à entrada do rio Gilão, com o propósito de defender o porto de Tavira, o Forte do Rato foi remodelado durante a Guerra da Restauração (1640).



Portugal > Turismo > Algarve > Tavira > Cidade
Portugal Virtual

Cidade
Tavira