Español  |  english

A Pousada

The Pousada's inner courtyard

A combinação de traços arquitectónicos de um antigo convento e o ambiente acolhedor, com equipamento moderno e actualizado, permite que esta unidade esteja preparada para o cliente de negócios, ou, para quem pretenda um jogo de golfe perfeito, um fim de tarde na piscina, um jantar regional delicioso e um fim de noite numa suite com um terraço privativo ajardinado.

História da Pousada:

O Convento de Nossa Senhora da Graça, de Tavira, é um dos edifícios urbanisticamente mais importantes do centro histórico da cidade, pela sua implantação na colina genética, mas também pelo enorme impacto visual na paisagem, destacando-se bem acima da muralha. O edifício religioso veio ocupar uma zona relativamente periférica do primitivo recinto muralhado, onde até ao século XV se localizou a judiaria, precisamente a área oposta à Alcáçova e à principal porta da cidade. Em 1497, no processo de expulsão dos Judeus que levou à fuga de uns e à conversão de outros, D. Manuel ordenou a destruição das sinagogas e sua conversão em igrejas ou em edifícios para outros fins. Daqui resultou a desocupação do espaço onde mais tarde veio a surgir o Convento. Sensivelmente 45 anos depois da ordem de D. Manuel, reunidas as condições para a fundação de um convento de Eremitas Descalços na cidade de Tavira, foi formalmente fundado o Convento da Graça, por Fr. Pedro de Vila Viçosa, num processo de renovação religiosa levada a cabo por esta Ordem. As obras, todavia, não se iniciaram antes de 1569, dado que os primeiros anos de vida da instituição foram fortemente marcados pela figura de Fr. Valentim da Luz, homem de grande dinamismo intelectual que acabou por ser processado pela inquisição e morto num auto de fé em Lisboa. Dessa primeira construção, infelizmente, pouco resta, à excepção do claustro, que mantém a estrutura original, de planta quadrangular adossada à fachada Sul da igreja e realizado a partir de uma concepção renascentista algo erudita, pelo cuidado estilístico colocado na feitura de bases, colunas e capitéis toscanos. Também a igreja, edificada segundo princípios chãos, apesar da enorme altura do interior, deve a sua estrutura actual ao primitivo templo da segunda metade do século XVI, embora tenha sido bastante adulterada ao longo dos séculos.

The Pousada's inner courtyard

As obras de construção do edifício conventual foram bastante lentas, prolongando-se ao longo de toda a segunda metade de seiscentos. No século seguinte, temos muito poucas notícias acerca da sua história, mas parece certo que o convento entrou precocemente em decadência, uma vez que logo pelos meados do século XVIII é referido em estado ruinoso, muito particularmente o seu claustro. A campanha barroca do edifício conventual iniciou-se em 1749, precisamente no claustro. Dessa data é um documento onde se refere a compra de novas colunas para os dois ângulos do claustro (SANTANA, 2001). Esta intervenção, contudo, respeitou a anterior traça renascentista do espaço, resumindo-se a copiar o modelo de suporte definido pela construção quinhentista. Diferente foi o caso das alas conventuais, integralmente remodeladas numa grandiosa campanha realizada entre 1758 e 1778. Da responsabilidade do arquitecto algarvio Diogo Tavares, figura marcante da arquitectura do tempo barroco na província, e de Mestre Bento Correia, esta campanha encarregou-se de actualizar as dependências, destacando-se a escadaria monumental e a porta de acesso à hospedaria, com o seu tímpano interrompido por frontão triangular. A qualidade e amplitude desta obra encontra-se bem patente na grandiosa fachada principal do convento, virada a Sul e organizada simetricamente. Definida a dois registos, possui duas poderosas torres rectangulares nos limites, sendo os panos intermédios compostos por grandes janelões de ampla molduração barroca. A partir de 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, a história do edifício é o reflexo das desastrosas opções de reutilização a que o Estado sujeitou a maioria dos antigos conventos. Em 1839, ficou afecto ao Ministério da Guerra, que aqui instalou sucessivas unidades militares. Na actualidade, com a passagem do conjunto para a ENATUR, que aqui prevê instalar uma Pousada, a degaradação foi controlada e deu-se a possibilidade de intervir arqueologicamente no espaço, processo que permitiu já a identificação de material do séc. VII a.C.

História de Tavira:

Tavira é das mais tipicas cidades do Algarve, herdeira de antigas civilizações, foi colónia fenicia, povoada pelos romanos e uma importante cidade durante o período de ocupação muçulmana. Banhada pelo rio Gilão, está situada em plena Ria Formosa a 30 Km do Aeroporto de Faro Faro e a 160 Km de Sevilha. A região goza de uma elevada percentagem de dias ensolarados, permitindo a descoberta da região de uma forma descontraída em contacto com o melhor que o país tem para oferecer.

Quartos

Quarto da Pousada

A Pousada dispõe de 36 quartos, sendo 7 Duplos e 24 Twin, dos quais um tem mezanine.

Os quartos dispõem de:

Dos quartos duplos e twins, 16 têm pequenas varandas. Um dos quartos duplos possui vista para a igreja e para o jardim público localizado em frente à Pousada. Este, juntamente com o quarto com mezanine e ainda outro quarto com um jardim privativo, são considerados quartos superiores. Existem também 5 Suites, das quais uma é duplex, a suite D. Sebastião, outra tem um terraço e jardim privativo, a suite Almansor, e duas têm uma pequena varanda, sendo estas as suites Santiago e Frei Sam Pedro. Frei João é o nome da outra suite Um dos quartos duplos está adaptado a pessoas com mobilidade condicionada.

Gastronomia

Esplanada de Restaurante da Pousada
Menu Regional

Gastronomia com forte pendente maritimo, onde os vivalves e os peixes da ria formosa têm um papel fundamental. Desde os primórdios do Al Andaluz tem sido esta a principal característica, tendo havido até aos nossos dias, uma evolução constante na simbiose dos produtos da Terra e do Mar.

Casamentos e Outros Eventos

O Restaurante apresenta uma configuração em L, composto por duas alas que se poderão tornar independentes. É ainda possível prolondar o serviço de restaurante para o claustro (open-air) e terraço. O Bar Tavira está situado ao lado do restaurante, na entrada pelos claustros e igualmente com acesso directo pelos quartos , tem uma area de 130 m2,  prolongamento para o claustro (zona de estar) e um terraço de apoio à piscina.

Actividades

Piscina da Pousada
na Pousada
fora da Pousada
Festividades:

Localização

Pousada Road sign Tavira está localizado no Sotavento Algarvio, 30 Km de Faro e 300 Km de Lisboa.
Locais de interesse:
Pousadas Próximas:
Restaurante da Pousada
Entada da Pousada

Preços

MELHOR PREÇO GARANTIDO
A sua reserva está garantida ao melhor preço disponível na Internet. Se nas próximas 24 horas encontrar um preço mais baixo para a nossa Pousada noutro site, para o mesmo tipo de quarto, condições de pagamento e datas, o mesmo lhe será atribuído.
  Preços em Euros por quarto Duplo por noite com pequeno almoço e taxas
Tipo de quarto 01/08/13
14/09/13
15/09/13
31/10/13
01/11/13
31/03/14
01/04/14 a 31/07/14
e
15/09 to 31/10
01/08/14
14/09/14 (A)
Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb
(*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde
Standard 220.00 250.00 160.00 190.00 130.00 160.00 160.00 190.00 220.00 250.00
Superior 264.00 300.00 192.00 228.00 156.00 192.00 182.00 218.00 254.00 290.00
Suite - - - - 195.00 240.00 240.00 285.00 330.00 375.00

* Os preços são válidos para um máximo de reserva de 9 quartos, podem variar consoante a disponibilidade, promoções em vigor e a melhor tarifa diária, reconfirme sempre o melhor preço no acto da reserva.

(A) Passagem de Ano - De 28/12/13 a 01/01/14 Preços iguais a 01/08 a 14/09/14

(A) Páscoa - De 17/04/14 a 19/04/14 Preços iguais a 01/08 a 14/09/14

Desconto para ocupação Single - 10.00€ desconto
Cama Extra: Crianças (dos 0 aos 2 anos de idade) - Grátis
Cama Extra: Crianças (dos 3 aos 12 anos de idade) -Grátis
Cama Extra: Crianças (acima dos 12 anos de idade) - mais 30% no preço dos quartos

Cancelamentos: Primeira noite debitada na totalidade caso reserva seja cancelada menos de 48 horas antes de dia de chegada. No-Shows: Valor global da estadia será debitada

Contacto

v/e-mail:

(por favor soletre com cuidado, porque se o endereço estiver errado, não seremos capazes de lhe responder)

v/nome:


mensagem:

 (este processo poderá demorar um pouco, uma mensagem será visualizada quando o mesmo estiver terminado)

A Pousada a noite
Piscina da Pousada
Español  |  english