Español  |  English

A Pousada

The Pousada's gardens

Pousada de Santiago do Cacém situa-se numa quinta tipicamente alentejana, a escassos minutos de Santiago do Cacém e das praias da Costa Vicentina. Possui uma bela capela e oferece um enquadramento paisagístico sulcado por um refrescante rio, jardins de recorte e piscina desenvolvida a partir de um antigo tanque de rega. Apesar do conceito desta Pousada ter sido baseado na paz rural, para os mais interessados existem ainda atracções histórico-culturais curiosas, como o Castelo de Santiago ou as ruínas romanas de Miróbriga, consideradas as maiores e mais completas a Sul do Tejo.

História de Santiago do Cacém:

"Estamos no concelho de Santiago de Cacém, região típica na Estremadura Transtagana, caracterizada por uma maior finura nos traços fundamentais da paisagem" , dizia ainda Raúl Proença nos seus relatos de viagem. Entre o mar e as serras, os extensos areais, as lagoas - de Santo André e da Sancha, as barragens, as serras e as planícies, tudo inunda o imaginário com a abundância de magníficas. A Praia da Costa de Santo André é uma praia vigiada, ideal para praticar surf, windsurf e pesca. Trata-se dum extenso areal, banhado num lado pelas águas calmas da Lagoa de Santo André, e, no outro, pelas ondas do Atlântico. É uma zona muito concorrida durante o verão, que merece sempre uma visita, em especial pela peculiar paisagem da Lagoa de Santo André.
O espólio arqueológico exposto nesta região, assinala a presença humana desde o Paleolítico - idade da pedra lascada em que o homem vivia quase só da caça e da pesca, que exercia o mais rudimentarmente possível, utilizando instrumentos de pedra tosca em lascas, pedaços de pedra arrancados de grandes blocos e vivia em cavernas, os Troglóditas ou homens das cavernas.
Ao Castelo de Santiago, construído pelos ocupantes muçulmanos durante o século VIII d.C. (na primeira metade da Civilização da Idade Média), foi dado o nome de Cassen (talvez em homenagem a algum mouro alcaide chamado de Cassen).

É recuperada no ano de 1186 pelos freires espatários (designação do latim - guarda armado de espada), que eram os frades e militares da Ordem de Santiago de Espada com sede no castelo de Palmela. Assim, foi doado por D. Sancho I, a categoria de Vila, fazendo-se nesta data a ocupação pelos frades guerreiros. Nova reviravolta se dá nas hostes árabes e, entre 1190 e 1191, ainda no reinado de D. Sancho I, o califa almóada Al-Mansor lança uma grande ofensiva à Península a partir de Marrocos, que conduziu à reconquista do domínio mourisco restaurando o regime islamita desde o Algarve até ao rio Tejo. A Ordem dos monges guerreiros de Santiago de Espada só recupera o Castelo definitivamente do poderio muçulmano em 1217, em período reinante do califado. Terminada que foi a Reconquista Cristã do território a sul do Tejo no reinado de D. Afonso II, que confirma a doação feita aos Espatários por seu pai (D. Sancho I), procedendo-se à sua reconstrução. O castelo árabe sucedeu à importante latina Miróbriga abandonada no Séc.V e em vez dela optaram os novos habitantes por ocupar& a colina em frente, fundando uma nova povoação que cresceu e construiu o seu novo Castelo, em ponto estratégico, donde controlavam a vasta planície que dali se avistava, como o castelo de Beja e os de Palmela e Sesimbra para norte.

Importa mencionar que, desde o séc. XIX, Miróbriga foi objecto de várias campanhas de escavação promovidas por Frei D. Manuel do Cenáculo, bispo de Beja e, posteriormente arcebispo de Évora. Terá sido no séc.II a.C. que os romanos chegaram a Miróbriga. A romanização por Octávio César Augusto, o primeiro Chefe de Estado politicamente organizado, do território onde hoje é Portugal", veio alargar consideravelmente o massivo desenvolvimento urbano com amplas construções o povoado da Idade do Ferro. Outro marco importante, foi que a chegada em 1895 a Portugal do primeiro automóvel - Panhard Et Levassor - propriedade do 3┬║. Conde de Avillez, deu-se em Santiago. A capela de S. Pedro, construção do séc. XVI, em plena época dos descobrimentos, é caracterizada por linhas muito simples com portal em cantaria e óculo no frontão, e, sem qualquer referência artística àquela época. Na ermida da Senhora do Monte encontra-se a imagem de evocação a Nossa Senhora da Natividade, que foi venerada na antiga Igreja da Senhora do Monte, já desaparecida , cuja festividade se celebrava a 8 de Setembro. Á volta deste templo, e aproveitando as festas religiosas em honra da padroeira, fazia-se uma feira, daí talvez a designação de "Feira do Monte".

Numa das colinas que rodeiam a cidade de Santiago de Cacém existe um moinho chamado Quintinha donde se desfruta uma magnífica vista sobre a cidade e tudo até ao Oceano. Adquirido pela Câmara Municipal em 1970 é um exemplar arquitectónico em bom estado de conservação, onde, quando as condições de vento o favorecem, ainda se pode ver o processo de moagem tradicional dos cereais. Provavelmente teriam sido construídos na antiga Pérsia (hoje Irão), e trazido o seu sistema para a Europa pelos Cruzados no seguimento das suas incursões ao Oriente, fazendo-se a sua propagação entre os séculos XI e XIII. Para terminar, é também referência de Santiago, a chegada do comboio, mencionada na obra "O Fogo e as Cinzas" de Manuel da Fonseca, como um factor de mudança radical para a Vila, graças à abertura ao mundo exterior. A estação ferroviária constitui um exemplar da arquitectura do Estado Novo, e é um dos edifícios notáveis da cidade.

Quartos

Quarto da Pousada

A Pousada tem disponíveis 13 Quartos.

Os quartos estão equipados com:

Gastronomia

Sala de estar da Pousada
Especialidades

Actividades

Piscina da Pousada
na Pousada
fora da Pousada
Festividades:

Localização

Pousada Road sign A Pousada fica a 15 minutos das maravilhosas praias do litoral alentejano, possibilitando assim a prática de desportos naúticos
Locais de Interesse:
Pousadas Próximas:
Pousada á noite
Interior da Pousada

Preços

    Preços em Euros por quarto e por noite com pequeno almoço incluído.
*01/11/07
31/03/08
01/04/08
31/07/08
01/08/08
31/08/08
01/09/08
31/10/08
01/11/08
27/12/08
Single 108.00 158.00 186.00 158.00 108.00
Duplo 120.00 170.00 198.00 170.00 120.00
Superior 144.00 204.00 237.60 204.00 144.00
Cama extra 36.00 51.00 60.00 51.00 36.00
Cama extra criança (3-12) 18.00 26.00 30.00 26.00 18.00

Crianças: 0 aos 3 anos Grá;tis.
*Fim de Ano
*Pá;scoa:
igual a Agosto.
Cancelamentos: Primeira noite debitada na totalidade caso reserva seja cancelada menos de 48 horas antes de dia de chegada
No-Shows: Valor global da estadia será; debitada / All stay will be charged

Contacto

v/e-mail:

(por favor soletre com cuidado, porque se o endereço estiver errado, não seremos capazes de lhe responder)

v/nome:


mensagem:

 (este processo poderá demorar um pouco, uma mensagem será visualizada quando o mesmo estiver terminado)

Jardim da Pousada com capela
Jardim da Pousada
Español  |  English