Español  |  English

A Pousada

Pousada à noite

Perto do centro histórico de Guimarães, na encosta sobre a cidade e resultando da recuperação do belo Mosteiro dos Agostinhos do século XII, ergue-se, majestosa, a Pousada de Guimarães - Santa Marinha (Prémio Nacional de Arquitectura, em 1985). O Parque da Penha, a Cerca do Mosteiro, o magnífico jardim e os recantos interiores com fontes de granito, os ricos painéis de azulejos, os claustros e múltiplas varandas e terraços sobranceiros à cidade, a par de uma magnífica carta de sabores e vinhos, convidam a uma estada demorada.

Memória do Mosteiro e Interpretação Histórica:

A pouco mais de um quilómetro do centro de Guimarães, cidade berço da nacionalidade, numa pequena colina deslumbrante de horizontes, majestosa e altaneira ergue-se a Pousada de Santa Marinha, bem virada à cidade, relíquia de tempos áureos como Mosteiro.

Pousada à noite

Este templo dedicado ao culto cristão, remonta provavelmente ao início do período da reconquista cristã em finais do século IX. Desconhece-se, em concreto, quais as características da primitiva ocupação deste Mosteiro. Corresponderia a uma época anterior à conquista árabe? Identificou-se já, como remontando à época tardo-romana. Sabe-se, também, que uma incursão de "gentios" sobre Guimarães, entre 959 e 968, deu origem a importantes obras de reconstrução e de fortificação, pelo que pode até ter servido como reduto defensivo durante o período conturbado das campanhas de Almançor.

História da Cidade de Guimarães:

Guimarães, Cidade de origem Medieval, tem as suas raízes no remoto século X. Foi nesta altura que a Condessa Mumadona Dias, viúva de Hermenegildo Mendes mandou construir um mosteiro, que se tornou num pólo de atracção e deu origem à fixação de um grupo populacional. Paralelamente, e para defesa do aglomerado, Mumadona construiu um Castelo a pouca distância, criando assim um segundo ponto de fixação. A ligar os dois núcleos formou-se a Rua de Santa Maria. Posteriormente, o Mosteiro transformou-se em Colegiada e adquiriu grande importância devido aos privilégios e doações que Reis e Nobres lhe foram concedendo. Tornou-se num afamado Santuário de Peregrinação, e de todo o lado acorriam crentes com preces e promessas.

Pousada à noite

A Vila foi-se expandindo e se organizando, sendo então rodeada por uma muralha defensiva. Entretanto as ordens mendicantes instalam-se em Guimarães e ajudaram a moldar a fisionomia da Cidade.

Os dois pólos fundem-se num único numa fase posterior e depois do século XV a Cidade intramuros já pouco mudará. Haverá ainda a construção de algumas igrejas, conventos e palácios, a formação do Largo da Misericórdia (actual Largo João Franco ) em finais do século XVIII, mas a sua estrutura não sofrerá grande transformação.

Será a partir de finais do século XIX, com as novas ideias urbanísticas de higiene e simetria, que a Vila, elevada a Cidade em 1853 pela Rainha D. Maria II, irá sofrer a sua maior mudança: será autorizado e fomentado o derrube das muralhas, serão construídos os largos do Carmo ( hoje Largo de Martins Sarmento )e Condessa do Juncal, haverá a abertura de ruas e grandes avenidas e posteriormente a parquização da Colina da Fundação e a abertura da Alameda. Contudo, quase tudo foi feito de um modo controlado, permitindo assim a conservação do seu magnífico Centro Histórico.

Quartos

Quarto da Pousada

Os 49 quartos e 2 Suites, dispõem de:

Gastronomia

Restaurante Dona Mafalda
Especialidades
Casamentos e Outros Eventos

Na Pousada de Santa Marinha poderá realizar o seu casamento ou evento num ambiente pleno de história e tradição. Venha desfrutar das experiências e dos ambientes do nosso passado comum.

Actividades

Piscina da Pousada
na Pousada
fora da Pousada
Festividades:

Localização

Pousada Road sign Guimarães, no noroeste de Portugal, dista 55 Km do Porto.
Locais de Interesse:
Pousadas Próximas:
Interior da Pousada
Esplanada da Pousada

Preços

MELHOR PREÇO GARANTIDO
A sua reserva está garantida ao melhor preço disponível na Internet. Se nas próximas 24 horas encontrar um preço mais baixo para a nossa Pousada noutro site, para o mesmo tipo de quarto, condições de pagamento e datas, o mesmo lhe será atribuído.
  Preços em Euros por quarto Duplo por noite com pequeno almoço e taxas
Tipo de quarto 01/08/13
14/09/13
15/09/13
31/10/13
01/11/13
31/03/14
01/04/14 a 31/07/14
e
15/09 to 31/10
01/08/14
14/09/14 (A)
Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb Dom-
Sexta
Sáb
(*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde (*)Preços desde
Standard 190.00 220.00 150.00 180.00 110.00 140.00 135.00 165.00 155.00 185.00
Suite - - - - 148.00 189.00 182.00 222.00 209.00 249.00

* Os preços são válidos para um máximo de reserva de 9 quartos, podem variar consoante a disponibilidade, promoções em vigor e a melhor tarifa diária, reconfirme sempre o melhor preço no acto da reserva.

(A) Passagem de Ano - De 28/12/13 a 01/01/14 Preços iguais a 01/08 a 14/09/14

(A) Páscoa - De 17/04/14 a 19/04/14 Preços iguais a 01/08 a 14/09/14

Desconto para ocupação Single - 10.00€ desconto
Cama Extra: Crianças (dos 0 aos 2 anos de idade) - Grátis
Cama Extra: Crianças (dos 3 aos 12 anos de idade) -Grátis
Cama Extra: Crianças (acima dos 12 anos de idade) - mais 30% no preço dos quartos

Cancelamentos: Primeira noite debitada na totalidade caso reserva seja cancelada menos de 48 horas antes de dia de chegada. No-Shows: Valor global da estadia será debitada

Contacto

v/e-mail:

(por favor soletre com cuidado, porque se o endereço estiver errado, não seremos capazes de lhe responder)

v/nome:


mensagem:

 (este processo poderá demorar um pouco, uma mensagem será visualizada quando o mesmo estiver terminado)

A Pousada
Interior da Pousada
Español  |  English