As praias do Este Algarvio são das menos numerosas e das menos visitadas. Algumas delas ao fazer praticamente fronteira com o Rio Guadiana, fazem com que a paisagem mude o seu tom habitual de areias douradas para um estilo de praia mais fluvial, onde abunda outra vegetação ligada a agua doce, outra particularidade desta zona é a sua proximidade com Espanha e alguma mistura cultural.
Tal como Faro, Olhão tem duas ilhas principais e um leque de praias de tons brancos e águas azuis.
A praia da Armona tal qual a sua congénere a praia da Fuseta é uma ilha localizada perto de Olhão e pode ser visitada por barco muito rapidamente, uma vez que existem carreiras regulares, especialmente durante os meses de Verão, são longas praias de fina areia e aguas quentes derivada a geografia desta área e oferecem uma onda de paz e de calma no lado menos visitado da ilha ao passo que no lado mais turístico fervilham actividades náuticas tal como canoagem, windsurfing, barco à vela e mergulho aliados a oferta de serviços locais de apoio de elevado grau de profissionalismo.
Fica nos limites do parque natural da Ria Formosa, a praia da Fuseta, tal como a sua irmã Armona é também uma ilha, tem para oferecer boas condições naturais para a pratica de actividades de lazer. Pode ser acedida por Olhão que é uma das cidades do Algarve mais visitadas no que diz respeito aos amantes dos desportos náuticos.
Lindas e desertas praias de areais a perder de vista que parecem infindáveis, abundam laranjais que perfumam o ar com o seu aroma característico ao desabrochar.
A praia do Barril tem dimensão suficiente para englobar toda aquela atmosfera mais cosmopolita e ao mesmo tempo guardar no seu oposto a quase completa ausência de actividade humana, uma vez que esta praia se encontra no meio da ilha de Tavira.
Esta é uma linha de praia com cerca de 50 metros de largura. Também é conhecida como a praia de Santa Luzia é quase sempre despovoada e tem uma vista panorâmica de cortar a respiração.
Há carreiras regulares de Ferries e pontes a ligar esta ilha, que fica no lado oposto da cidade Tavira, a mesma tem praias de grande dimensão e aguas que espelham o céu de tão calmas que são.
Separado por um braço de agua da Ria Formosa, Cabanas é calma e bastante isolada. Tem acesso por barco desde Tavira, O Quinta Velha Resort encontra-se nas imediações..
Localizado na ponta Oeste do Algarve, muitas das suas praias do município fazem já fronteira directa com Espanha.
Localizasse no extremo da fronteira da Ria Formosa, na península de Cacela (uma referencia ao nome da praia) rodeada de pomares e lagoas tem acesso por mar desde a cidade.
Localizasse junto da pequena aldeia de pescadores com o mesmo nome, mantém um ambiente bastante sereno e esta relativamente perto da aldeia para ter como suporte varias funcionalidades adequadas ao turismo e restaurantes de apoio.
Esta praia e bastante popular para a pratica da pesca de cana e é comum encontrar vários barcos de pesca ricamente ornamentados e pintados artesanalmente o que enriquece bastante a paisagem.
Esta é outra praia da zona que era usada praticamente para a entrada e saída dos barcos de pesca , hoje em dia e dada a funcionalidade mais artesanal dos barcos a sua principal função agora e turistica e os mesmo são meramente decorativos.
Esta praia é a que fica mais perto da fronteira com Espanha e está na foz do rio Guadiana.
Tal com muito da municipalidade de Vila Real de Santo António, algumas destas praias na realidade já partilham aguas espanholas.
Fica situada na pequena vila de Altura, a praia de Alagoa pode ser alcançada através dos vários trilhos pedestres que se encontram por entre as dunas.
Praia Verde deve o seu nome à sua vegetação circundante de pinheiros e pequenos montes verdejantes.
É um sitio ideal para encontrar camaleões e outras criaturas locais , esta pequena praia é normalmente bastante sossegada.