Portugal Virtual

Alentejo
Montemor-o-Novo

Portugal > Turismo > Alentejo > Montemor-o-Novo

English version


Entre Lisboa e Espanha, nó central dos eixos viários que ligam o centro e o sul do país, Montemor-o-Novo é uma das terras mais atravessadas e menos conhecidas de Portugal. É tempo de a descobrir: a cidade insuspeitada que se esconde para lá da avenida dos cafés e restaurantes e, também, a beleza do campo que a envolve, complementa e estende. Montemor não surpreende apenas pelo inesperado. O seu encanto nasce da simplicidade com que o presente se sente, da força do passado que evoca, da imaginação que estimula ao primeira olhar. Montemor marca-a a força ancestral das ordens religiosas e da nobreza agrária, expressa em belas casas senhoriais setecentistas, em múltiplos conventos (alguns restaurados para novas funções), em igrejas que associam portais manuelinos, ricos altares barrocos e inesquecíveis frescos e azulejas. A memória destes tempos convive serenamente com o presente e integra-se nele como as casa humildes de quem teve destino mais constante.

CIDADE

No edifício, antigo Convento de S. João de Deus, a porta à esquerda dá acesso à Biblioteca Municipal. Arquivo Histórico e Galeria Municipal; à direita, encontra-se a entrada para a Cripta de S. João de Deus e Igreja Matriz (sécs. XVII-XVIII). Na Cripta, inteiramente renovada, informe-se sobre a devoção de Montemor ao Santo que aqui nasceu. Na igreja concentre-se na extraordinária beleza do fresco original que recobre a abódada da nave.

No Terreiro de S. João de Deus, pontifica a estátua do Santo e a fachada da Igreja Matriz. Em frente, o magnífico portal da Igreja da Misericórdia. Aqui, para além da abóbada polinervada, semelhante à da Ermida de Nossa Senhora da Visitação, de curiosos retábulos seiscentistas nos altares colaterais, da Sala do Despacho e de um órgão de séc. XVIII saído das mãos do mestre italiano D. Pascoal Caetano Olduvini. poderá apreciar uma lindíssima Pietá, excelente obra de quatrocentos em mármore.

 

Igreja do Cavalho, inteiramente recuperada, guarda da época seiscentista os altares laterais em talha, o camarim e o crucifixo. Neste momento, serve de morada ao Retábulo da ermida de S. Pedro da Ribeira.

Convento de S. Domingo com um Museu de Arqueologia a merecer visita com tempo.

Convento de S. Francisco, teve origem na ermida de Nossa Senhora da Graça, em 1495. Actualmente é sede da Associação Cultural de Arte e Comunicação.

Convento da Saudação (sécs. XVI-XIX), considerado o monumento de maior valor artístico do concelho. Entre no adro do Convento, actualmente objecto de uma intervenção para conservação e, caso possível, veja a Portaria revestida a azulejas datadas de 1651 e espreite os Claustros. Passe sob o arco para o jardim onde se encontram a Igreja de Santiago, a Torre da Má Hora ou de Menagem e a Porta do Sol. Do recinto para tiro aos pratos disfrutase uma soberbe panorâmica sobre o sul do concelho.

Explorar o Castelo a seu bel-prazer, Entre pela Porta da Vila, junto à Casa da Guarda e, com o necessário cuidado, suba as escadas de acesso à Torre do Relógio. Deste ponto da muralha tem uma vista única sobre as ruínas dp Paço dos Alcaides que serviu de pousada a vários monarcas e onde se reuniram Cortes.

Casa de Guarda.
Torre do Relógio.
Porta da Vila.
Arco-sólios Tumulares.
Convento da Saudação.
Igreja de Santiago.
Torre da Má-Hora.

Igreja de S. João Baptisto do Castelo.
Paço dos Alcaides ou Paço Real.
Ruínas da Antiga Cadeia.
Matadouro Mourisco.
Torre e Porta do Anjo ou do Bispo.
Ruínas da Igreja de Santa Maria.

Fonte de Letras, Galeria de Exposições e café.

Ermida de St. Pedro da Ribeira, (séc XVI). Encerra antigas composições murais de grande valor histórico. Destaca-se o magnífico fresco, de estilo gótico, que preenche o espaço fundeiro da ábside, representando S. Pedro e uma sucessão de cenas da agricultura onde é possível descobrir a estranha figura de um elefante.

Parque Urbano e Piscinas

Mercado Municipal.

Câmara Municipal.

Clube de Ténis.

Posto de Turismo.


Portugal > Turismo > Alentejo > Montemor-o-Novo

English version

Portugal Virtual

Montemor-o-Novo
Alentejo