Portugal Virtual

Turismo
Monchique

Portugal > Turismo > Algarve > Monchique
Locais de Interesse | Cidade de Monchique | Alojamento Algarve


Monchique fica na Serra de Monchique, uma cadeia montanhosa cheia de bosques de castanheiros e campos de flores silvestres que se tornam particularmente belos no início da Primavera, com o esplendor amarelo dos arbustos de mimosa. Um passeio até Picota, o segundo pico mais alto (773 metros), oferece vistas espectaculares sobre vales selvagens, precipícios e prados com uma enorme variedade de vegetação, do castanheiro à mimosa e acácia, pinheiros e sobreiros, além de campos férteis em socalcos. A própria vila de Monchique é pequena e despretensiosa, conhecida pela sua altitude (458 metros) e pelos produtos tradicionais da região, que incluem artefactos de madeira e couro, cestos, cortiça, camisolas de lã, presunto, mel e a famosa aguardente de medronho do Algarve. Uma cascata de casas brancas separadas por ruelas calcetadas desce até à praça principal, onde a população se reune em dias de festa. Ali perto, a igreja matriz, do século XVI, exibe um belo portal manuelino com colunas retorcidas que terminam em pináculos. A apenas 6 km, a encantadora vila de Caldas de Monchique, rodeada de tranquilas matas, orgulha-se das suas termas, conhecidas desde o tempo dos romanos. As suas águas quentes são utilizadas para tratar numerosos males, desde o reumatismo a problemas respiratórios e musculares, doenças de pele e digestivas. Uma pequena e acolhedora praça central, com cafés e esplanadas à sombra das árvores, completa o encanto algo antiquado de Caldas de Monchique.


Locais de Interesse

Cidade de Monchique
Igreja Matriz - A Igreja Matriz de Monchique foi erigida nos séculos XV e XVI, sendo reconstruída, como tantas outras no país, após o terramoto de 1755. Tem portas laterais e portal manuelino, com uma decoração fora do vulgar: cinco pontas formam ângulos em volta da parte superior. O interior tem três naves separadas por colunas decoradas com os mesmos motivos do portal. No retábulo da capela-mor (do século XVIII), dois anjos seguram a Lua e o Sol. O brilho fulgurante da talha dourada faz sobressair todo o conjunto, que se destaca na brancura das paredes. Uma das capelas possui abóbada revestida de azulejos do século XVII; São Francisco e São Miguel estão representados nos painéis que cobrem as paredes. Destacam-se ainda, na Capela de Nossa Senhora do Carmo, um simples retábulo de madeira de forma pouco convencional, e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, do século XVIII, provavelmente da autoria do escultor Machado de Castro.
Igreja de São Sebastião - Na Rua de Santo António, a modesta Igreja de São Sebastião possui uma expressiva imagem de Nossa Senhora do Desterro,

proveniente do antigo convento franciscano. Tanto esta imagem como as colunas do interior são do século XVII. Igreja da Misericórdia - Na Igreja da Misericórdia, situada na Rua do Viadôr, destacam-se duas telas do século XVIII, a talha dourada do altar e do púlpito e uma imagem de São Francisco, datada do século XVII. Ermida do Senhor dos Passos - A Rua de São Sebastião é a direcção a tomar para uma visita à Ermida do Senhor dos Passos; de arquitectura simples tem, no interior, uma imagem de Cristo em tamanho natural.
Outras Igrejas. Convento de Nossa Senhora do Desterro - O local onde existiu o Convento de Nossa Senhora do Desterro, hoje em ruínas, possui ainda um encanto fresco, envolvido em árvores frondosas e com panorama para as encostas da Serra.



Caldas de Monchique
Tem reputação a boa qualidade da água, considerada medicinal; as termas (hoje em dia dedicadas ao tratamento de algumas doenças), existem desde o tempo da ocupação romana. Este povo, que tanta importância deu à agua, construiu neste local um importante balneário. Uma pequena praça envolta em sombras de grandes árvores é o centro desta pequena localidade, cujo encanto principal vem do parque existente na colina fronteiriça; muitas árvores, água murmurante, raios de sol brilhantes rasgando a folhagem densa e, sobretudo, muita tranquilidade, caracteriza este espaço propício a piqueniques familiares nas mesas espalhadas por toda a colina.


Fóia
Conhecer Monchique significa subir a Serra. Convém subir devagar, para melhor apreciar a paisagem ao longo da estrada, com curvas cada vez mais fechadas. O ponto mais alto de todo o Algarve é a Fóia, a quase 1000 metros de altitude. A extensão da paisagem depende da maior ou maior nebulosidade, mas em dias de céu limpo os horizontes só têm limites no Cabo de São Vicente e na Serra da Arrábida (perto de Lisboa). Picota é um pouco mais baixa, roçando os 750 m de altitude; oferece igualmente uma paisagem deslumbrante. Todas as encostas da Serra são dignas de um passeio a pé, surgindo sempre recantos onde pequenos ribeiros serpenteiam por entre a vegetação.

Locais de Interesse | Cidade de Monchique | Alojamento Algarve
Portugal > Turismo > Algarve > Monchique
Portugal Virtual

Monchique
Turismo