|
|
Marina
Igreja Matriz de Viana do Castelo
A Sé de Viana, embora apresente uma estrutura maciça bem ao gosto da arquitectura românica, é sem dúvida uma obra influenciada pela estética gótica, tendo a sua construção sido iniciada nos alvores do sec. XV. Com uma planta constituída por três naves atravessadas por um transepto, ostenta uma imponente fachada, composta por duas torres que ladeiam o corpo central.
Praça da República
O largo principal, com o magnífico edifício dos Paços do Concelho (antiga Câmara Municipal) - A construção foi iniciada no reinado de D.Manuel I e concluído já com D.João III. É um edifício de dois pisos inteiramente construídos em granito.
Misericórdia de Viana do Castelo - sua construção foi iniciada em 1520 e prolongou-se até finais do século. O projecto deve-se a João Lopes, o Moço. É uma das obras de arquitectura civil mais interessantes desta época. A fachada, voltada para a Praça, é formada por duas varandas alpendradas com colunas profusamente esculpidas, que assentam numa arcaria de arcos de volta redonda com colunas jónicas. A encimar a fachada tem um frontão triangular. No lado poente, salienta-se o portal de granito, com diversas esculturas.
Igreja de S. António
Funicular
Para se chegar ao monte de Santa Luzia .
|