Portugal Virtual

Loulé
Cidade

Portugal > Tourism > Algarve > Loulé > Cidade de Loulé

Municipalidade | Praias | Golf | Vilamoura | Alojamento

Afastada do vasto oceano e rodeada de pomares de frutos sumarentos, a cidade que hoje se apresenta aos nossos olhos é produto do forte surto turístico que a fez crescer económica e urbanisticamente nos últimos anos. Loulé, é, nos dias de hoje, um dos principais centros urbanos do Algarve, ao lado de Faro e Portimão.

É perante este cenário pitoresco que partimos à descoberta da terra da Ti'Anica. O castelo, as igrejas, os conventos, as ermidas, o cine-teatro, o museu, as ruas estreitas e brancas onde artesãos mantêm velhas tradições são itinerários que o turista não deve deixar de traçar no seu velho mapa. Importa também percorrer a Praça da República e a Avenida José da Costa Mealha onde a burguesia ostentava a sua riqueza numa arquitectura fantasista, ou ainda o Mercado Municipal, ao gosto árabe, do início do século XX.




Castelo
O castelo possui três torres, um torreão e, junto às ameias, o antigo caminho de ronda é um excelente ponto de observação sobre a localidade e paisagem circundante. Atravessando o arco que outrora guardava a porta de entrada, depara-se ao visitante um pátio com um poço central e algumas pedras medievais.
Muralhas de Castelo
Primitivamente, Loulé seria rodeada por um vasto perímetro de muralhas defensivas (cerca de 940 metros), ligadas, no alto de uma colina, pelo castelo. De construção posterior à reconquista cristã, provavelmente no século XIII, delas apenas existem duas torres e alguns rasgos diluídos entre o casario da cidade.


Igrela Matriz de São Clement
A Igreja de São Clemente situa-se frente ao Jardim dos Amuados, e foi edificada sobre o local de uma antiga mesquita. Originária do século XIII, apresenta características arqueológicas góticas. Como muitas construções da época, sofreu alterações posteriores, nomeadamente nos séculos XVI e XVIII. Na fachada principal, destaca-se o portal com arco ogival e, lateralmente, é visível uma porta gótica. A torre sineira foi adaptada a partir do antigo minarete árabe, apresentando decorações barrocas. O interior é constituído por três naves separadas por arcos ogivais. O altar-mor, com retábulo em talha dourada, está decorado com imagens do século XVIII. Nas várias capelas laterais, destacam-se as de Nossa Senhora da Consolação, pelo seu lindíssimo
revestimento de azulejos, e a Capela das Almas, do século XVII. Merece ainda uma referência particular a Capela de São Brás, com o seu arco construído no século XVI e uma valiosa imagem do patrono, do mesmo século.

Igreja da Misericórdia
Edifício original do século XVI, possui um deslumbrante portal manuelino radiado. São da mesma época o cruzeiro frente ao portal e as imagens de Cristo e Nossa Senhora, parte integrante da decoração do interior da igreja.
Igreja de São Francisco
De aparência modesta, é-lhe atribuído pouco valor arquitectónico. No entanto, é de destacar, na arquitectura exterior, o interessante campanário, com três sinos em fila, e a sua cúpula renascentista.
Ermida de Nossa Senhora da Conceição
Situada na Praça da República, perto do castelo, a sua construção original remonta ao século XVII, tendo sido erigida sobre o local de um antigo oratório do século XVI. A arquitectura exterior é simples e modesta, guardando a
enorme riqueza da decoração que compõe o interior, composto por um só nave. As paredes encontram-se revestidas de azulejos representando cenas da vida da Virgem, e o tecto está decorado com um painel da autoria do pintor algarvio Rasquinho.
Convento do Espírito Santo
O convento foi bastante danificado durante o terramoto de 1755, mas pode ainda apreciar-se o claustro barroco, envolto num semicírculo de arcos. Recentemente, foi adaptado a galeria de arte, sendo o espaço agora utilizado para exposições e outras actividades municipais.
Museu Municipal
Relativamente recente, foi instalado em duas salas da antiga alcaidaria do castelo, cujas origens remontam ao século XVI.
Ermida de Nossa Senhora da Piedade
De arquitectura simples e modesta, no seu interior evidencia-se o altar da capela-mor, com retábulo em talha do século XVIII. A imagem de Nossa Senhora da Piedade, do século XVII, colocada em lugar destacado, é caracterizada por uma expressão de grande dramatismo. Por altura da Páscoa, realizam-se festejos em sua honra que culminam com um curioso evento: no segundo domingo após a Quaresma, um grupo de homens carrega a imagem da padroeira num andor, subindo em passo de corrida pelo caminho que leva à Ermida.
Convento da Nossa Senhora da Graça
Século 14, Portal Manuelino


Municipalidade | Praias | Golf | Vilamoura | Alojamento

Portugal > Tourism > Algarve > Loulé > Cidade de Loulé
Portugal Virtual

Cidade
Loulé